Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (07) em São Paulo, Pelé comentou a atual fase da Seleção Brasileira. Para ele, o time ainda é o favorito a vencer a Copa do Mundo, mas o tricampeão vê, em questão de jogadores, que os atacantes brasileiros, sempre afamados mundo afora, estão perdendo em qualidade se comparados com nossos atuais atletas de defesa.

“É claro que o Brasil tem a melhor seleção, sem dúvida nenhuma. Os melhores jogadores individualmente. Mas não é só o Neymar que vai ganhar o Mundial. Temos que ter uma equipe bem montada e, nessa Seleção Brasileira, acho que é a primeira vez que eu vejo que estamos com uma defesa maravilhosa. Do meio de campo pra trás, acho que é a melhor defesa que vi jogar. Melhor que a da Alemanha, porque a Alemanha está com uma equipe boa, está jogando bem também. Então, é a primeira vez na história do futebol brasileiro, que nós temos a defesa mais preparada que o ataque. Do meio de campo pra trás, estamos muito bem” enfatizou.

O Rei ainda comentou mais sobre o astro do Barcelona, que tem a pressão de usar a famosa camisa 10, eternizada por ele mesmo. Como já disse anteriormente, o também ex-santista comentou que foi “a melhor coisa que aconteceu” para ambas as partes (Neymar e Seleção Brasileira) e que a ida para a Europa também tem ajudado a acabar com sua fama de cai-cai (relembre aqui).

“Acho que, para o Brasil, o Neymar ter ido para o Barcelona foi uma das melhores coisas que aconteceram nesses últimos oito meses. Porque ele é um grande jogador, sem dúvida nenhuma, mas nós tínhamos tido aqui, já no Campeonato Brasileiro, como no Paulista, algumas dificuldades de que o Neymar entendesse que ele tinha que jogar em pé. Tinha até o apelido cai-cai, e várias vezes conversei pessoalmente com ele: ‘Você não precisa cair, você é craque, não precisa ficar pedindo falta toda hora’”, opinou.

Depois, Pelé resumiu suas ideias a respeito da atual fase dos jogadores de frente do Brasil. Centrando em Neymar novamente, o ex-jogador reiterou de forma quase lamentosa a opinião de que o melhor setor do time do Brasil atualmente é a defesa.

“Por isso que nós estamos sempre lembrando dos atacantes. (Porque) o Brasil sempre teve na história que é o país dos ataques, o país dos gols. Mas, infelizmente, nesse ano, nessa Copa, apesar de pra mim ser uma das melhores seleções, sem dúvida nenhuma, respeitando a Espanha e Alemanha, o Brasil está com dificuldade de acertar do meio de campo pra frente. Então nós não podemos colocar toda a responsabilidade em cima do Neymar pra ganhar a Copa do Mundo”, finalizou.

A mais provável escalação de Luiz Felipe Scolari realmente abaliza a opinião de Pelé. Com os prováveis goleiros sendo Júlio César (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) Victor (Atlético-MG) ou Diego Cavalieri (Fluminense), os defensores de linha serão, quase que seguramente entre os seguintes, todos de bastante moral em seus clubes: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid), Maxwell (PSG), Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea) Dante (Bayern de Munique), Marquinhos (PSG), Dedé (Cruzeiro) e Miranda (Atlético de Madri).

Vale lembrar que os seguintes volantes também são outros atletas de muito prestígio, tanto com Felipão, quanto nos times em que atuam: Paulinho (Tottenham), Luiz  Gustavo (Wolfsburg), Lucas  Leiva (Liverpool) e Hernanes (Internazionale).


int(1)

Para Pelé, ‘pela primeira vez na história’, seleção tem melhor defesa que ataque