Para o Campeonato Paulista de 2012, a Federação Paulista de Futebol (FPF) estuda uma punição inovadora contra os “caloteiros”, clubes que não tenham os salários de seus jogadores em dia: a perda de pontos.

A ideia é evitar o que tem ocorrido durante a competição, quando os clubes montam elencos mais caros do que podem bancar a custa da boa fé dos atletas que, não raro, nunca vêem a cor do dinheiro. 

“Muitos presidentes fazem loucuras e deixam a responsabilidade para seus sucessores. Por isso, o clube que não pagar o salário, e isso será constatado após reclamação via sindicato, será levado ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) e, se comprovado, perderá três pontos”, afirmou Marco Polo del Nero, presidente da entidade.

A iniciativa está em fase de formulação pois ainda não foram definidos detalhes como a relação entre pontos descontados e salários atrasados, por exemplo, e também a legalidade ou não da medida, já que seria uma mudança de regras e, segundo o Estatuto do Torcedor, isso só seria possível após cinco anos da revisão anterior, que foi feita este ano. Ou seja, isso só poderia entrar em vigor a partir de 2016 e, para mudar, seria necessário um aval do Ministério. 

Em tempo: a medida não será retroativa. O que quer dizer que quem não recebeu deve seguir lutando na justiça por seus direitos.


int(1)

Paulistão: clubes "caloteiros" podem perder pontos