O ex-craque da seleção brasileira e hoje técnico Paulo Roberto Falcão lançou nesta quinta-feira seu livro “Brasil: o time que perdeu a Copa e conquistou o mundo”, com histórias sobre os bastidores da Copa de 1982, realizada na Espanha.

Na obra, o ex-meia de Internacional, Roma e São Paulo apresenta relatos seus e de alguns companheiros, tentando, inclusive, explicar a derrota para a Itália, por 3 a 2, na segunda fase, que eliminou o Brasil.

A apresentação do livro foi feita no Museu de Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Ex-companheiros do ‘Rei de Roma’, o goleiro Waldir Peres e o zagueiro Oscar, compareceram ao evento.

Falcão aproveitou para contar de onde surgiu a ideia do livro, em 2002, quando estava em Kuala Lumpur, na Malásia. Ao identificá-lo pelo passaporte, uma senhora o abordou, perguntando: “Porque perdemos?”.

Falcão, que durante o evento descartou voltar a ser comentarista de futebol, disse que a qualidade técnica da seleção de 1982 se assemelha a seleção espanhola e ao Barcelona. “Guardiola disse que viu essa seleção jogar, quando perdemos lá. O Barcelona e a seleção da Espanha estão recuperando um pouco isso. Também me entusiasmei com o Santos de 2010”, afirmou.

Por fim, Falcão comentou sobre a troca do comando técnico da seleção brasileira, com a saída de Mano Menezes para a entrada de Luiz Felipe Scolari. “Eu não teria mudado, mas quem assumiu tem extrema competência”, garantiu o ex-técnico de Internacional e Bahia, atualmente desempregado.


int(1)

Paulo Roberto Falcão lança livro sobre a seleção brasileira de 1982