A exatamente duas semanas de enfrentar a Dinamarca, na partida de abertura do grupo B da Eurocopa de 2012, considerado o mais difícil do torneio e que terá ainda Portugal e Alemanha, a Holanda foi derrotada por 2 a 1 neste sábado pela Bulgária, que sequer se classificou para o torneio continental.
Com a lista de 23 inscritos na Euro divulgada horas antes do amistoso na Amsterdam Arena, o técnico Bert van Marwijk tinha pouco o que testar. Assim, o único entre os principais atletas holandeses que ficou no banco foi o meia-atacante Arjen Robben, que entrou na etapa final.
Em um primeiro tempo de poucas emoções, os donos da casa pouco incomodaram o goleiro Kolev. Na única grande chance que teve, Van Persie acertou uma bela finalização colocada e fez 1 a 0.
A alegria durou pouco, já que logo aos cinco minutos do segundo tempo Van der Vaart colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro Fernando Teixeira Vitienes marcou pênalti. Popov cobrou e empatou.
Nos acréscimos, aos 47, com as equipes já bastante alteradas, Micanski aproveitou a saída errada da zaga e fez o gol da derrota holandesa, a segunda em menos de uma semana. Na terça-feira, a equipe de Van Marwijk perdeu por 3 a 2 para o Bayern de Munique.
A Holanda ainda terá uma oportunidade de recuperar o moral antes da Euro. Na próxima quarta-feira, a seleção enfrentará a Eslováquia em Roterdã. 

Sem mais artigos