Os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte iniciam neste sábado a disputa das primeiras medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres, nos 400 metros medley, uma das duas provas em que se enfrentarão na capital britânica e nas quais o brasileiro Thiago Pereira almeja finalmente obter uma medalha olímpica.

O último embate entre os nadadores dos EUA foi no mês passado, nas provas de seleção da equipe americana, em Omaha. Lochte venceu Phelps nos 400m medley, mas nos 200m medley ocorreu o oposto.

Será a última vez que Phelps competirá em um grande evento internacional, já que se aposenta após Londres-2012. Se ganhar amanhã, será o primeiro nadador a vencer três vezes consecutivas uma prova individual. Essa honra também pode ser de Kosuke Kitajima. O japonês entrará em cena no domingo e tentará o tricampeonato nos 200m peito.

Menos badalado que Phelps e Lochte, o brasileiro Thiago Pereira disputará os Jogos pela terceira vez e quer subir ao pódio pela primeira vez. Em Atenas-2004, o nadador de 26 anos foi quinto lugar nos 200 medley; quatro anos depois, em Pequim, foi quarto na mesma distância e oitavo nos 400 medley.

O sábado de competições terá ainda as finais dos 400m medley feminino, o 400m livre e o revezamento 4x100m livre feminino. A decisão dos 200m medley está marcada para quarta-feira.

Sem mais artigos