O presidente da Uefa, Michel Platini, propôs ao Comitê Executivo da entidade, que a Eurocopa de 2020, ano do 60º aniversário do torneio, seja realizada em diversas sedes, em formato que foi debatido neste sábado e deve ser levado a votação nos próximos meses.

O dirigente deu alguns detalhes sobre sua ideia em entrevista coletiva realizada no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, palco da decisão deste domingo entre Espanha e Itália. A intenção do ídolo do futebol francês espalhar o torneio em várias cidades, com quatro jogos em cada sede. “É uma ideia, por enquanto”, afirmou.

Platini não informou sobre os países ou cidades que receberiam a Euro 2020, na qual participação 24 seleções, oito a mais que o atual formato, mudança já prevista para a próxima edição da competição, que acontecerá na França em 2016.

A reunião do Comitê Executivo da Uefa, ainda assim, aprovou que setembro de 2013 será a data limite para apresentação de candidatura para sediar a competição em 2020. Caso não haja mudança para as múltiplas sedes, a escolhida será conhecida em 2014.

Na reunião ainda foi apresentado projeto para a realização da Liga dos Campeões sub-19, a partir da temporada 2013-14. O torneio terá caráter de teste por dois anos e teria a participação dos mesmos 32 times que disputam a mais importante competição de clubes do futebol europeu.

Sem mais artigos