De olho na segurança da Copa do Mundo de 2014, a Polícia Militar de São Paulo criou três batalhões especiais para atuar durante o Mundial de 2014, que será realizada entre junho e julho. Os grupos, subordinados ao Comando de Policiamento Copa (CPCopa), contarão com 4.265 PMs.

“Estes policiais terão atenção especial a eventos voltados à Copa. Desde a recepção de delegações e autoridades no aeroporto, o deslocamento a hotéis e centros de treinamento, locais de reuniões públicas com grande concentração de pessoas, além dos próprios estádios onde os jogos serão disputados”, explicou o porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Mauro Lopes.

Os policiais – entre praças e oficiais – que farão parte dos BPCopa são dos cursos de aperfeiçoamento da própria PM. O efetivo virá das escolas de Educação Física (EEF), Superior de Sargentos (ESSgt), Superior de Bombeiros (ESB) e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

Os policiais, alunos destas instituições, possuem anos de carreira e experiência na corporação. Além desse efetivo e de próprio policiamento, a PM irá adiar folgas e férias para que o máximo possível de PMs esteja nas ruas. “Por ano, atendemos a dois milhões e meio de ocorrências, então não vamos prejudicar o patrulhamento de rotina por causa do evento”, afirmou o porta-voz.

Simulado

Em preparação para a Copa, a Polícia Militar realizou um simulado de atendimento a emergências em São Paulo, na terça-feira (25.03). Os exercícios, que contaram com cerca de 120 policiais, foram realizados em um hotel localizado em Santo Amaro, zona sul da capital paulista.

Com objetivo de aprimorar as técnicas para atendimento de diversos casos, unidades especializadas da PM participaram de treinamento para três cenários: exposição a agentes químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares; detonação de artefato explosivo e sequestro com refém. “Estamos nos preparando desde quando São Paulo foi anunciada como uma das sedes do campeonato”, explicou o porta-voz tenente-coronel Mauro Lopes.

Antes dos exercícios, cinco equipes de escolta simularam o transporte de autoridades. Quatro saíram do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, com destino a hotéis das avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Nações Unidas. O quinto grupo fez o caminho entre essas vias. “Nós treinamos a escolta em tempo e ambiente reais, com as condições de trânsito do horário e local”, ressaltou o porta-voz da PM. “Treinamos da forma mais próxima possível da realidade.”

O treinamento foi feito pelo GATE, Policiamento de Trânsito (CPTran), Corpo de Bombeiros, Patrulhamento Aéreo (GPRAe) e PMs do policiamento de área. Oficiais da Escola de Educação Física (EEF), Escola Superior de Sargentos (ESSgt) e Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) acompanharam.


int(1)

PM de São Paulo cria batalhões especiais para atuar durante a Copa do Mundo

Sair da versão mobile