Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas e outras oito foram detidas durante os protestos realizados neste sábado (15) em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, onde ocorria a cerimônia de abertura das Copa das Confederações, informaram fontes policiais.

A manifestação, convocada por movimentos sociais que criticam o elevado gasto público em torno do torneio organizado pela Fifa, contou com cerca de 1,2 mil manifestantes, que, a princípio, expressavam seu descontentamento de forma pacífica.

Posteriormente, mesmo com todo rigor do esquema de segurança montado, os manifestantes conseguiram se aproximar dos portões de acesso ao estádio, palco da partida de abertura entre as seleções do Brasil e Japão, no momento em que os torcedores chegavam ao local.

Com a aproximação do início da partida no interior do estádio, a tranquilidade, que até então imperava no lado de fora, deu lugar a uma notável ação violenta. Embora a origem deste confronto não tenha sido especificada, todos puderam ver um grande agrupamento da polícia confrontando os manifestantes, que foram dispersos a força novamente.

Durante a ação da polícia para controlar a situação, os agentes dispararam bombas de gás lacrimogêneo e também contaram com apoio de membros da cavalaria, que jogavam seus cavalos contra os manifestantes, como foi visto nas imagens transmitidas na televisão.

A Secretaria de Segurança de Brasília informou que oito pessoas foram detidas e que, durante os confrontos, 23 manifestantes foram feridos, assim como quatro policiais, embora nenhum deles em estado grave.

O protesto de hoje foi antecedido por uma manifestação similar realizada ontem, quando cerca de 500 pessoas bloquearam o trânsito em frente ao estádio de Brasília e atearam fogo em pneus, ocasionando uma grande cortina de fumaça preta e um grande caos na capital do país um dia antes do início da Copa das Confederações. 


int(1)

Protesto em frente ao Mané Garrincha deixa 8 presos e 27 feridos em Brasília

Sair da versão mobile