O Real Madrid terá neste fim de semana a primeira chance de conquistar o título do Campeonato Espanhol, se vencer o Sevilla e o Barcelona perder para o Rayo Vallecano, em partidas que serão realizadas neste domingo, pela 36ª rodada da competição.

Em uma semana trágica para as duas equipes, as atenções se voltam para o torneio nacional. A vantagem é do time da capital com 88 pontos, sete a frente dos catalães, a quatro rodadas do fim do Espanhol.

O líder enfrenta o Sevilla no Santiago Bernabéu, ainda tentando digerir a eliminação nos pênaltis para o Bayern de Munique, que acabou com o sonho da conquista da Liga dos Campeões. O jogo pode ser um dos últimos de Kaká com a camisa madrilenha, já que o meia tem sido alvo de muitas críticas pelo desempenho irregular na temporada.
No Barcelona, o objetivo é conseguir terminar a semana de maneira mais satisfatória, vencendo o Rayo Vallecano, em Madrid, depois da derrota para o time de José Mourinho e da queda na competição europeia diante do Chelsea, na terça-feira.

Os jogadores devem entrar em campo já sabendo se Josep Guardiola permanecerá no comando do time catalão na próxima temporada. Treinador e clube negociam renovação há algumas semanas e a decisão de Guardiola está prestes a ser divulgada.

A rodada também pode ter o primeiro time rebaixado, o Racing Santander, que depende de uma vitória sobre o Real Sociedad e uma derrota do Villarreal contra o Osasuna para conseguir sobrevida na elite.

Outras equipes seriamente ameaçadas são o Zaragoza e o Sporting Gijón, que estão seis pontos atrás do ‘Submarino Amarelo’ primeiro fora da zona de rebaixamento. Athetic Bilbao (em casa) e Espanyol (fora) são os adversários dos times desesperados, respectivamente.

A 36ª rodada ainda guarda um duelo importante na parte de cima da tabela, para definir o terceiro colocado, que garante vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Valencia, terceiro colocado com 55 pontos, visita o Málaga, quarto com 52.

Outra disputa importante é pelas duas vagas na Liga Europa, que envolve pelo menos seis equipes, entre o Levante, quinto colocado com 49 pontos, e o Getafe, 11º colocado com 45.

Na atual edição do torneio continental, a final será espanhola. O Atlético de Madri levou a melhor sobre o Valencia e terá pela frente o Athletic Bilbao, que eliminou o Sporting. A decisão acontecerá em 9 de maio, no Estádio Nacional de Bucareste.

Veja a programação da 36ª rodada do Campeonato Espanhol:

Sábado (28/04).
Getafe – Mallorca.
Levante – Granada.
Espanyol – Sporting Gijón.
Real Sociedad – Racing Santander.
Villarreal – Osasuna.
Domingo (29/04).
Real Madrid – Sevilla.
Zaragoza – Athletic Bilbao.
Málaga – Valencia.
Betis – Atlético de Madri.
Rayo Vallecano – Barcelona.

Sem mais artigos