A edição de abril da revista El Gráfico, da Argentina, apresenta uma lista com os maiores artilheiros da história do futebol, contando apenas jogos oficiais, descartando assim todos os tentos anotados em amistosos e jogos festivos. De acordo com a publicação, o brasileiro Romário é o maior de todos, com 762 gols entre 1985 e 2007.

Com 1283 gols marcados em toda sua carreira, incluindo jogos pelo Exército Brasileiro, Pelé é apenas o terceiro da lista, com 757 gols, ficando atrás de Josef Bican, segundo colocado, da antiga Tchecoslováquia, com 761 gols.

Túlio Maravilha, com 545 gols em jogos oficiais, e Zico, com 516 marcados entre 1971 e 1994, são os outros brasileiros que figuram na lista dos maiores artilheiros da história.

Goleadores em atividade

A revista também divulgou uma tabela com os maiores artilheiros que ainda atuam no futebol mundial. Na nova lista, o espanhol Raúl, que defende as cores do Al-Sadd, é o líder da contagem, com 457. O bósnio Aleksander Duric figura na segunda posição, com 440 gols, seguido de perto pelo português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, com 425.

Entre os brasileiros, Ronaldinho Gaúcho é o melhor colocado, na 11ª posição, com 328 gols, marcados desde 1998. Luis Fabiano, atualmente no São Paulo, também aparece na lista, com 292.

Além da lista contendo os maiores artilheiros da história do futebol, a revista apresenta um perfil especial do Alejandro Sabella, uma análise da seleção argentina feita pelo volante Fernando Gago e uma entrevista exclusiva com o zagueiro uruguaio Diego Lugano, ex-São Paulo.


int(1)

Revista aponta Romário como maior artilheiro em jogos oficiais; Pelé fica em 3º