O mundo do MMA está de olho no Rio de Janeiro. O UFC 134 (ou UFC Rio) está na HSBC Arena, na Barra da Tijuca. Não é a primeira vez que o Ultimate Fighting Championship pousa em solo brasileiro. Há 13 anos, o ainda não tão famoso evento de MMA teve sua primeira experiência no país do futebol, no ginásio do Canindé, em São Paulo.

Depois de mais de uma década, o UFC volta ao Brasil completamente mudado. A incessante busca de Dana White (presidente) e os irmãos Fertitta (donos da Zuffa, empresa detentora do UFC) em mostrar uma imagem mais associada ao esporte, com regras bem definidas e sem a selvageria dos primórdios do MMA fizeram com que as Artes Marciais Mistas ganhassem adeptos ao redor do mundo e conquistasse espaço na mídia internacional – incluindo a brasileira.

Com tamanha repercussão, o clima no Rio de Janeiro não poderia ser outro que não fosse o de total envolvimento com o UFC. O apoio por parte das autoridades públicas foi pleno. Desde o dia 15 de dezembro, quando o prefeito Eduardo Paes se juntou a Dana White para fazer o anúncio oficial da vinda do evento para o Brasil até o dia da luta se viu bastante empenho em divulgar o MMA como um esporte. E o resultado foi sentido na prática.

No Aeroporto Santos Dumont era fácil ver pessoas vindo de outros estados com camisas de lutadores ou ouvir comentários como “não tem como o Anderson Silva perder para o japonês”. Nos hotéis, há pelo menos duas semanas já não era mais possível encontrar quartos vagos na Barra da Tijuca, bairro onde fica a HSBC Arena

“Está tudo realmente muito cheio. E tem muita gente vindo para ver as lutas”, afirmou Roseane de Souza, gerente de um hotel no centro do Rio de Janeiro, longe de onde acontecerá o evento.

Destaque na mídia

O sucesso do UFC entre não fica restrito apenas aos fãs de MMA. Maior prova disso acontecerá justamente nesta edição do evento que, pela primeira vez na história terá suas lutas do card principal transmitidas pela RedeTV, canal de TV aberto. Enquanto que as lutas do card preliminar serão transmitidas apenas pelo canal Combate.

O evento também movimenta a mídia impressa. O jornal “O Globo”, por exemplo, trouxe três páginas de sua edição deste sábado dedicado apenas ao UFC, com explicações sobre o esporte e infográfico sobre os lutadores. Já o diário esportivo “Marca”, estampou a foto de Anderson Silva e Yushin Okami, que fazem a luta principal da noite, com a manchete “É hoje!”.


int(1)

Rio de Janeiro vive ansiedade e clima de megaevento para receber UFC

Sair da versão mobile