O Manchester United precisou suar muito e contar com o poder de fogo da dupla Rooney e Van Persie para se virar o placar contra o Cluj e vencer por 2 a 1, o duelo realizado nesta terça-feira, pela segunda rodada do grupo H da Liga dos Campeões da Europa.

Os romenos balançaram a rede primeiro com Kapetanos, mas Van Persie mostrou oportunismo para marcar duas vezes, em ambas com passe de Rooney, e garantir a vitória.

Os resultado isolou os ‘Diabos Vermelhos’ na liderança da chave com seis pontos ganhos. Logo atrás vem a dupla Cluj e Braga, ambos com três pontos. O Galatasaray ocupa a última colocação, sem pontos. Na terceira rodada os turcos recebem os romenos, enquanto os portugueses visitam os ingleses.

Depois de surpreender na estreia vencendo o Braga fora de casa, o técnico Ioan Andone seguiu colocando suas fichas em Rafael Bastos como principal nome ofensivo da equipe. Outro brasileiro, contudo, perdeu vaga na equipe titular, o meia Luís Alberto, substituído pelo uruguaio Aguierrgaray.

No Manchester, Alex Ferguson optou por uma escalação mais ousada, com direito a três atacantes de ofício em campo: Hernández, Rooney e Van Persie. Quem voltou a figurar no onze inicial dos ‘Diabos Vermelhos’ foi o brasileiro Anderson, titular ao lado de Rafael.

Empolgado, o time romeno não mostrou respeito ao gigante inglês e pressionou em busca do gol desde o apito inicial. E foram precisos 14 minutos para que o Club abrisse o placar. Após jogada iniciada por Rafael Bastos, Modou Sougou recebeu e cruzou para Kapetanos fuziliar De Gea, marcando 1 a 0.

Dez minutos depois, o senegalês Sougou deixou o campo lesionado, dando lugar a Luís Alberto, em momento no qual o Manchester United já tentava se reorganizar e agredir o adversário. O clube inglês chegou a ostentar na primeira etapa 70% de posse de bola na partida e buscava o gol, principalmente, com seu trio ofensivo.

Aos 29 minutos da primeira etapa, após falta cobrada da esquerda por Rooney, Van Persie mostrou oportunismo e resvalou de cabeça, encobrindo Felgueiras, para igualar o placar. No fim da primeira etapa, o camisa 10 dos ‘Diabos Vermelhos’ ainda teve duas chances de virar, mas parou no goleiro português.

A segunda etapa começou, praticamente, como terminou a inicial, ou seja, com Rooney tentando balançar as redes. Logo em seguida, Van Persie e Anderson também perderam boas chances de colocar o Manchester United na frente do marcador.

Aos quatro minutos, ficou claro que a receita para o time inglês era Rooney servir para Van Persie finalizar. O camisa 10 lançou da lateral direita do campo e o holandês teve que se esticar para tocar na saída de Felgueiras e para virar o marcador.

Depois de assumir a liderança do placar, o Manchester segurou a bola e segurou os rivais, abusando dos contra-ataques. O gol, contudo, abalou o Cluj, que pouco conseguiu ameaçar, tanto que o técnico Alex Ferguson decidiu promover a estreia do zagueiro Scott Wootton na Liga dos Campeões, em lugar de Evans.

Ainda pelo grupo H, o Braga se recuperou de derrota na estreia vencendo fora de casa o Galatasaray, por 2 a 0, com cinco brasileiros em campo. O clube português atuou com os zagueiros Paulo Vinícius e Douglão, o lateral esquerdo Ismaily e os meias Alan, Leandro Salino.

O primeiro gol da partida foi marcado por Rúben Micael, aos 27 minutos da etapa inicial. Depois de grande jogada de Eder, a bola sobrou para Rubem Amorim que obrigou Muslera a fazer grande defesa, mas no rebote a bola sobrou para Rúben Micael, que não desperdiçou a oportunidade para fazer 2 a 0.

No segundo tempo, o time turco pressionou desde o início, mas pouco ameaçou o goleiro Beto. A última chance veio com o atacante sueco Elmander, que desperdiçou uma cabeçada aos 36 minutos da segunda etapa. Aos 49 minutos do segundo tempo, o brasileiro Alan deu o golpe de misericórdia, marcando o segundo da equipe portuguesa e garantindo a vitória.


int(1)

Rooney e Van Persie decidem, e Manchester United vence Cluj de virada