A seleção russa garantiu vaga na Copa do Mundo de 2014, mesmo com o empate com o Azerbaijão, em 1 a 1, nesta terça-feira, em Baku, em jogo válido pela última rodada do grupo F das Eliminatórias europeias, que ainda definiu a ida da seleção portuguesa para a repescagem.

Roman Shirokov marcou para a seleção comandada pelo italiano Fabio Capello. Nos minutos finais, Vagif Javadov igualou o placar. Como só precisava de um empate para carimbar passaporte para o Brasil, os russos garantiram o primeiro lugar do grupo F com 22 pontos.

Portugal, que já tinha, ao menos a segunda colocação garantida, bateu Luxemburgo por 3 a 0, e com isso chegou aos 21 pontos. Já considerando os descartes de pontos contra o lanterna da chave – que foi o próprio rival de hoje -, a seleção treinada por Paulo Bento se garantiu na repescagem, que será disputada em novembro.

Mas o feito histórico aconteceu em Kaunas, na Lituânia. A Bósnia garantiu inédita classificação para uma Copa do Mundo, ao vencer a seleção da casa, por 1 a 0, na última rodada do grupo G. O gol, que deverá entrar para a história como o mais importante da história do futebol da ex-república iugoslava, foi marcado pelo atacante Vedad Ibisevic, aos 23 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, os bósnios confirmaram a liderança da chave ao chegar aos 25 pontos ganhos. A seleção ficou a frente da Grécia, que venceu Liechtenstein também por 2 a 0. Ambas terminaram com a mesma pontução mas a liderança foi definida pelo saldo de gols (24 a 8).


int(1)

Rússia garante vaga, Portugal disputa repescagem e Bósnia vai para sua primeira Copa