O filme Invictus, de Clint Eastwood, que traz a história inspiradora de como Nelson Mandela juntou forças com o capitão da seleção sul-africana de rugby, Francois Pienaar, visando a união do país, será utilizado pelo técnico da África do Sul, Carlos Alberto Parreira, na preparação do time para o Mundial.

Após ser eleito o pirmeiro presidente negro da África do Sul, em 1994, Mandela viu que seu país ainda continuava racial e economicamente dividido. Por isso, ele aproveitou a Copa do Mundo de rugby de 1995 para tentar colocar brancos e negros lado a lado torcendo pelo mesmo ideal, que era vencer a competição.

O rugby, que era considerado um símbolo do domínio dos brancos na região, passou a ser um esporte do povo e com o apoio de uma nação, os sul-africanos ganharam o campeonato.

Da mesma forma, Parreira vê a Copa do Mundo de 2010 como uma forma de unir o povo novamente para torcer pela seleção. Pensar na África do Sul campeã é difícil, mas o técnico chegou a declarar que passar da fase de grupos, enfrentando França, México e Uruguai já seria uma grande conquista.

Veja o trailer:

Sem mais artigos