A polícia britânica abriu investigação nesta terça-feira para determinar se o árbitro Mark Clattenburg insultou o nigeriano John Obi Mikel e o espanhol Juan Mata durante o jogo entre Chelsea e Manchester United, no último fim de semana.

A Scotland Yard recebeu queixa da associação de advogados britânica “Society of Black Lawyers” (Sociedade de Advogados Negros, em tradução livre), depois que os ‘Blues’ acusaram o juiz da partida à Federação Inglesa de Futebol, por utilizar linguagem racista contra Mikel e dirigir insultos preconceituosos contra Mata.

Na temporada passada, a Scotland Yard havia investigado o zagueiro John Terry, quando um torcedor que não teve a identidade revelada, denunciou em uma delegacia que o ex-jogador da seleção inglesa havia proferido insultos racistas ao zagueiro compatriota Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers.

O caso chegou aos tribunais, onde Terry foi absolvido. Depois disso, o jogador acabou multado em 277 mil euros e suspenso em quatro partidas pela Federação Inglesa. A punição fez com que o defensor decidisse não vestir mais a camisa do ‘English Team’.

A entidade máxima do futebol inglês também está investigando o caso e a atuação de Clattenburg. Além disso, o árbitro foi preventivamente afastado da próxima rodada do campeonato do país.

Sem mais artigos