O primeiro turno do Campeonato Brasileiro foi encerrado no último fim de semana. Em primeiro lugar geral e “campeão” da primeira etapa do torneio ficou a equipe do Corinthians, com 37 pontos, e seguida do Flamengo, com 36. Mas, depois de 19 rodadas, já é possível ter uma panorama maior sobre cada time e seus pontos fortes. Por isso, o Portal Virgula mostra para você quem são os melhores e os piores times jogando em casa e como visitante.

Coincidentemente, ao fim do primeiro turno, um clube “sem casa” terminou como o melhor mandante. O Palmeiras, que está dividindo seus jogos entre Canindé e Pacaembu – além de Presidente Prudente -, é a equipe mais temida e difícil de ser batida jogando em seus domínios. O Verdão venceu sete partidas, empatou três e não perdeu um jogo sequer. Com essa campanha, a equipe paulista soma 24 de seus 32 pontos conquistados até aqui jogando no Estado de São Paulo.

Sexto na tabela geral, o Palmeiras é seguido de perto pelo Botafogo (quinto na geral), o segundo melhor mandante. Atuando em casa, os cariocas perderam apenas uma partida. Foi um 2 a 0 para o Corinthians, na décima rodada do Brasileirão. O detalhe daquele jogo é que a partida foi realizada no estádio do Vasco da Gama, o São Januário. Isso porque o Engenhão estava sendo utilizado para a disputa dos Jogos Mundiais Militares.

Já quando o assunto é atuar longe da torcida, outra equipe paulista se destaca. Ninguém é melhor que o São Paulo jogando fora de casa. O Tricolor paulista, que atuando no Morumbi tem uma campanha apenas razoável, soma 20 pontos fora de casa, com seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. Já em São Paulo, são apenas 15 pontos.

O Tricolor é seguido pelo Corinthians no “campeonato dos visitantes”. O Timão também perdeu apenas duas vezes longe de seus domínios, porém empatou três e venceu cinco, somando 18 pontos. A diferença que faz com que o Corinthians lidere a classificação geral e o São Paulo seja o terceiro está nos 19 pontos que os corintianos conquistaram atuando no Pacaembu.

Os piores

Na parte oposta da tabela aparece uma equipe mineira e outra catarinense. O último colocado geral América-MG também faz a alegria dos mandantes do Brasileirão. Única equipe a não vencer até agora como visitante, os mineiros somam apenas três pontos fora de casa, decorrentes de três empates.

Uma dessas igualdades no marcador veio exatamente diante do pior mandante do Campeonato Brasileiro: o Avaí. Intrigantemente, a única vitória da equipe de Santa Catarina na Ressacada foi diante do atual líder do torneio, o Corinthians. Além do triunfo por 3 a 2 sobre o Timão, os catarinenses conseguiram apenas empatar mais três vezes em casa e, com apenas seis pontos conquistados, se tornou o time de pior rendimento em casa do primeiro turno do Brasileirão.

*Santos e Grêmio ainda têm um jogo para fazer válido pela 11ª rodada do Brasileirão. Entretanto, esta partida não influenciará nos melhores e piores do primeiro turno.

Sem mais artigos