A Uefa e a Interpol uniram suas forças, nesta quarta-feira (11), para lutar contra os jogos arranjados, as apostas ilegais e a violência gerada nos estádios de futebol.

Em reunião na sede da Uefa, o presidente da entidade máxima do futebol, Michel Platini, e o secretário-geral da Interpol, Ronald K. Nobre, decidiram se unir na luta contra o escândalo de resultados combinados, uma prática crescente.

“Claramente, os jogos arranjados é um tema global. A Interpol está preparada para ajudar a Uefa, a Fifa e a todos os profissionais do futebol para lutar contra este fenômeno mundial”, afirmou Nobre.

“A atual luta contra os resultados manipulados é uma das prioridades em meu segundo mandato como presidente da Uefa”, comentou Platini.

As duas instituições assinaram um memorando, que permite a troca de informação entre os dois organismos. Além disso, ambos dirigentes comentaram sobre os preparativos para a Euro 2012, que acontecerá na Polônia e Ucrânia.

A Interpol enviará agentes especiais a esses dois países durante o torneio. Alguns policiais não se dedicarão exclusivamente a evitar e perseguir crimes relacionados com o evento, mas colaborarão estreitamente com os países-membros para proteger os torcedores que se deslocarem para assistir aos jogos.


int(1)

Uefa e Interpol se unem na luta contra jogos arranjados