O técnico da seleção uruguaia, Oscar Tabárez, foi premiado pela Unesco, nesta segunda-feira, em uma cerimônia em Paris, como “campeão do esporte”. Ao receber o prêmio, o treinador prometeu colocar sua experiência a serviço da organização.

Ele também revelou que vai se aproveitar do novo título para impulsionar os programas sociais que comandará.

“Estou particularmente feliz e emocionado por esta distinção”, declarou o técnico após receber o diploma das mãos da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

Tabárez, que apadrinhou programas de integração social no Uruguai através do futebol, afirmou que o prêmio pode servir para impulsioná-los.

“Estou encantado que a Unesco possa ajudar a fazer com que os programas avancem e que ponha o prestígio internacional e a experiência neles”, acrescentou.

Oscar Tabárez levou o Uruguai ao quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 e ao título na Copa América da Argentina, no ano passado.

No Uruguai, o treinador chefia projetos destinados ao máximo possível de crianças que possam praticar o futebol e compreender os valores do esporte.

Entre os valores, segundo o treinador, estão “o esforço pessoal, a colocação de desafios e a superação deles, o exercício da vontade, a resistência às frustrações e o desenvolvimento do sentido esportivo, que está em saber ganhar e perder”.

Quem participou do ato foi o capitão da seleção uruguaia, Diego Lugano, do Paris Saint-Germain.

“Tabárez foi a pessoa que transformou a maneira de viver e ver o esporte em nosso país”, afirmou o ex-zagueiro do São Paulo.


int(1)

Unesco premia uruguaio como "campeão do esporte"