A Federação Japonesa de Futebol (JFA) aplicou nesta quinta-feira ao Urawa Red Diamonds a punição de ter que disputar uma partida em casa com portões fechados depois que torcedores exibiram no último sábado, no jogo contra o Sagan Tosu, uma faixa com os dizeres: “Só japoneses”.

Atualmente, a equipe conta com apenas um estrangeiro no elenco, o meia-atacante brasileiro Márcio Richardes, de 32 anos, que já defendeu Coritiba, Criciúma e São Caetano.

No entanto, o Urawa já contou com vários atletas de destaque nascidos no Brasil, como Edmundo, Emerson Sheik, Robson Ponte e Washington. O último, apelidado de ‘Coração Valente’, foi artilheiro do Mundial de Clubes de 2007 pela equipe de Saitama.

É a primeira vez que um clube da primeira divisão do Japão recebe a punição de ter de jogar com portões fechados, segundo a emissora pública local “NHK”.

No cartaz colocado por torcedores do Urawa no Estádio Saitama 2002 na derrota para o Sagan Tosu por 1 a 0, poderia ser visto em inglês a frase “Só japoneses”, algo que a organização do Campeonato Japonês consideraram “um gesto discriminatório, independentemente de suas intenções”.

A diretoria do clube conseguiu identificar os responsáveis e, após conversar com eles, enviou a informação à federação. Contudo, a entidade acusa o Urawa de não ter retirado o cartaz até o final do jogo, mesmo sabendo de sua existência desde antes do apito inicial.


int(1)

Urawa Reds Diamonds é punido por cartaz xenófobo exibido por torcedores

Sair da versão mobile