Usain Bolt sagrou-se tricampeão mundial neste domingo (11), em Moscou. E a foto tirada logo após sua passagem na linha de chegada, quando marcou 9’77’’, com certeza será uma daquelas que ficará na história do esporte. O dono, o fotógrafo da AFP, Olivier Morin, contou em entrevista ao jornal inglês Daily Relay, em matéria desta segunda-feira (12), detalhes sobre como conseguiu capturar o momento em que o jamaicano aparece logo abaixo de um relâmpago.

(Veja a foto neste link)

Como se a palavra “bolt”, que do inglês significa “relâmpago”, já não bastasse para ser a metáfora perfeita para a monstruosidade deste atleta de 26 anos, o momento serviu para ilustrar ainda mais a hegemonia que Usain Bolt detém nos 100 metros livre.

“Meia hora antes da corrida todos os fotógrafos viram o início de uma tempestade e muitos raios. Todos nós tentávamos captar fotos com os relâmpagos na corrida do 10 mil metros que foi antes (dos 100 metros livre). Mas para conseguir combinar o relâmpago e os corredores, é muito difícil com esses dois parâmetros ao mesmo tempo”, disse.

Mas Olivier não sabia que havia capturado a imagem que talvez dure por gerações.

“Estava editando… e vendo as câmeras remoto neste laptop atrás da pista. Olhei todas as câmeras remoto e esta foi a última. A quinta. Não percebi que era tudo isso de primeira, já que vi em pequenas imagens. Apenas vi Bolt no frame, porque a imagem era em um tamanho muito pequeno. Eu pensei: ‘Ok, Bolt está lá e parece boa’. Então, abri a imagem e disse ‘Ooooh!’. Tem um relâmpago ali”, detalhou.

O fotógrafo em questão trabalha há 24 anos para a agência francesa e, mesmo recebendo muitos elogios pelo trabalho, diz a todos que foi produto da sorte.

“É uma foto difícil de se comentar, porque isso é 99% de sorte. Por exemplo, um raio. Não poderia ter planejado isso. A única coisa que sou responsável é pela tiragem e o timing de apertar o botão. O resto estava fora do meu controle. O deus do tempo estava comigo noite passada”, brincou.

Para finalizar, o profissional de imprensa continuou com seu discurso humilde: “Ter esse relâmpago bem no momento com Bolt. Tenho que dizer que aquele foi o meu dia”.

Veja abaixo a corrida de Bolt, na qual se sagrou tricampeão mundial dos 100 metros livre:


int(1)

A vitória de Bolt e o relâmpago - Veja a história da foto que vai durar gerações