A vitória por 2 a 1 do caçula Tijuana diante do Palmeiras, na noite da última terça-feira (14), no Estádio do Pacaembu, não garantiu apenas a vaga para as quartas de final da Libertadores ao time mexicano, mas também rendeu aos comandados de Antonio Mohamed a quebra de um tabu envolvendo times do México contra brasileiros, que perdurava há cinco anos.

A última vez que um time mexicano conseguiu eliminar um brasileiro na Copa Libertadores foi no dia 22 de maio de 2008. Na oportunidade, o América, liderado pelo paraguaio Salvador Cabanãs, perdeu para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, mas acabou classificado por conta dos 2 a 0 no jogo de ida, no México, pelas quartas de final da competição daquele.

Nesta mesma edição, o América ficou marcado pela impressionante vitória por 3 a 0 contra o Flamengo, em pleno Maracanã, na despedida de Joel Santana do comando técnico da equipe carioca. Em partida válida pelo jogo de volta das oitavas de final, os mexicanos, que tinham perdido o primeiro jogo em casa por 4 a 2, conseguiram o histórico resultado, tido como um novo Maracanazo, em alusão à derrota do Brasil na Copa de 1950.

De lá pra cá, outros jogos foram disputados entre brasileiros e mexicanos nas fases eliminatórias da Libertadores e em todas elas os times do Brasil saíram vitoriosos. Em 2009, o São Paulo passou pelo Chivas Guadalajara sem jogar. A equipe do México, assim como o San Luis, foi retirada da competição por conta da epidemia de gripe suína.

No ano seguinte, o mesmo Chivas entrou na fase de oitavas de final, por conta do ocorrido em 2009 e chegou até a decisão do torneio. Na final contra o Internacional, os mexicanos acabaram perdendo os dois jogos e estenderam ainda mais o tabu contra brasileiros.

Em 2001, o Santos deu o troco no América e eliminou a equipe norte-americana já na fase de oitavas de final, com uma vitória magra em casa por 1 a 0 e um empate sem gols fora.

No ano passado, o único confronto entre brasileiros e mexicanos aconteceu na fase de grupos, e o tabu  persistiu. Corinthians e Cruz Azul caíram na mesma chave e o time de Parque São Jorge venceu no Pacaembu por 1 a 0 e empatou o jogo fora de casa em 0 a 0.

Relembre abaixo a vitória do América-MEX diante do Flamengo em pleno Maracanã:

 

Sem mais artigos