Xavi Hernández, meia do Barcelona e da seleção espanhola, foi eleito pela quarta vez consecutiva o melhor criador de jogadas do mundo pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

Ele superou na votação seus companheiros de equipe Lionel Messi e Andrés Iniesta, segundo e terceiro colocados, respectivamente, e também ficou à frente do meia da seleção alemã e atleta do Real Madrid – Mesut Özil.

A escolha foi feita por jornalistas e especialistas de 81 países de todos os continentes. O “top 16” dos melhores criadores de jogadas do ano de 2011 é composto por 13 europeus e três sul-americanos de dez nacionalidades, entre as quais a Espanha está representada cinco vezes e a Alemanha duas.

Os 16 atuais melhores criadores do mundo jogam nos cinco campeonatos mais fortes da Europa: Espanha (7), Inglaterra (3), Itália (3), Alemanha (2) e França (1).

No “top 10” há cinco espanhóis e três estrangeiros que jogam na elite do futebol espanhol, dos quais três defendem o Real Madrid e quatro o Barcelona. Xavi e Messi serão homenageados, com troféu de ouro e prata, da IFFHS na festa da Bola de Ouro da Fifa 2011 que será realizada no próximo dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

Classificação 2011:
1. Xavi Hernández (ESP/Barcelona) 232 pontos
2. Lionel Messi (ARG/Barcelona) 147
3. Andrés Iniesta (ESP/Barcelona) 110
4. Mesut Özil (ALE/Real Madrid) 59
5. Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid) 47
6. David Silva (ESP/Manchester City) 31
7. Wesley Sneijder (HOL/Inter Milan) 22
8. Xabi Alonso (ESP/Real Madrid) 19
9. Diego Forlán (URU/Inter Milan) 17
10. Cesc Fàbregas (ESP/Barcelona) 15

Sem mais artigos