Famosos fora do armário em 2013


Créditos: Getty Images

Com a recente saída do armário de saltador olímpico Tom Daley e da atriz Maria Bello (de O Troco, 1999, e Marcas da Violência, 2005), faz do ano de 2013 aquele que muitos famosos resolveram assumir sua homo ou bissexualidade.

Atores e atrizes foram as celebridades que mais resolveram mostrar a cara de sua orientação sexual. O ator do seriado Prison Break Wentworth Miller e a atriz de Velozes e Furiosos Michele Rodriguez são exemplos que a arte dramática deixou cair suas máscaras em 2013.

Maria Bello vem completar o quadro de atrizes fora do armário. No começo de dezembro, ela assumiu publicamente seu relacionamento lésbico em artigo no jornal New York Times. Nele, ela relata como foi contar para seu filho de 12 anos que estava namorando uma mulher. Ele perguntou a ela se estava escondendo algo dele.

“Eu respirei fundo, sabendo que minha resposta, e a reação dele, teria impacto sobre nossas vidas por um período duradouro. Eu estava envolvida romanticamente com uma pessoa e não tinha falado para ele. Tinha me envolvido com uma mulher que era minha melhor amiga e vem a ser a pessoa que é como uma madrinha para meu filho”, escreveu a atriz no artigo ao jornal.

Já Tom Daley preferiu as redes sociais. Em um vídeo para o YouTube, o saltador britânico disse que ainda se interessa por meninas, mas está apaixonado por uma pessoa do mesmo sexo. Em entrevista para TV disse que “foi amor à primeira vista” e que o próprio esportista que mandou uma mensagem de texto para o atual namorado dizendo: “me liga”.

O esporte também mostrou que gosta da diversidade e, neste ano, o jogador de futebol americano Kevin Grayson, o meia Robbie Rogers e o jogador de basquete da NBA Jason Collins revelaram sua homossexualidade.

No Brasil, a saída de armário de Daniela Mercury foi marcada, segundo ela, como um ato político, no momento que o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), acusado de racismo e homofobia, assumiu a Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara. “Eu comuniquei meu casamento com Malu (Verçosa) para tratar com a mesma naturalidade que tratei outras relações. É uma postura afirmativa da minha liberdade e uma forma de mostrar minha visão de mundo. Numa época em que temos um Feliciano desrespeitando os direitos humanos, grito o meu amor aos sete ventos. Quem sabe haja ainda alguma lucidez no Congresso Brasileiro!”, escreveu a cantora.

O país ainda tem muitos artistas e esportistas no armário, mas foi um ano que a cantora Maria Gadú casou com outra mulher e a atriz Maria Zilda apresentou sua namorada. Aos poucos, o assunto ganha contornos cada vez mais forte de normalidade, que é como estes famosos acreditam que a questão deva ser tratada.

Veja na galeria acima famosos que saíram do armário em 2013.


int(1)

2013: O ano que os famosos saíram do armário

Sair da versão mobile