Após ser divulgado o nome de Preta Gil e Gaby Amarantos entre os novos participantes do quadro Medida Certa, do programa Fantástico, da TV Globo, muitas pessoas criticaram a atitude das famosas. Elas, que sempre foram ícones de gordinhas que se orgulham do próprio corpo, agora aparecem como traidoras da causa para alguns.

Com isso, Pitty resolveu comentar a notícia em seu Twitter, após colocar o link de um texto do blog da escritora Nádia Lapa, que diz em um trecho: “Não sou fã nem de Preta e nem de Gaby; conheço quase nada do trabalho delas. Mas acompanhava feliz a carreira e o posicionamento de ambas. […] Com certeza, elas estão ganhando muito por participarem do programa (e eu não falo apenas do dinheiro). Também não têm nenhuma obrigação de serem modelos para as gordas. Elas podem mudar de ideia quando quiserem, mil vezes. Mas a mensagem que fica é: ‘Dizia que era feliz sendo gorda, mas tudo o que queria era emagrecer’”.

Em seguida, a cantora opinou: “Cada um emagrece ou engorda pelo que quiser ou precisar. Não é pessoal. O assunto é o simbolismo disso. Porque também tive essa sensação estranha quando soube (da notícia), e porque estava refletindo (de novo) esses dias quando postei uma foto e vêm (mensagens dizendo:) ‘Engordou, né?’, ‘linda, tá seca’. Sabe? Parem com essa merda. Apaguei mesmo todos os comentários idiotas pra mostrar que isso não é importante. Chega de escravidão, sai dessa. Tem menina morrendo, tem menina sofrendo todos os dias por causa dessas ideias escrotas. Me recuso a compactuar com isso. Gaby e Preta são mulheres livres para fazerem o que bem quiserem com seus corpos, não é necessariamente isso. Foco é outro”.

Porém, no Fantástico deste domingo (01), foram revelados os resultados dos exames médicos dos participantes, que não foram tão bons. Preta Gil apresentou colesterol e insulina altos e glicose baixa, além do mau desempenho no teste de preparo físico. Apesar dos exames sanguíneos de Gaby mostrarem resultados bons, segundo o médico, ela tem um preparo físico de uma pessoa de 70 anos, mesmo com seus 35.

Com isso, a filha de Gilberto Gil chegou a declarar em seu Instagram: “Quero agradecer a tanta manifestação de apoio e carinho, quem me ama de verdade entendeu tudo! Estou no programa pela minha saúde! Estou com 39 anos, meu joelho dói muito e minhas taxas, vocês viram, estão péssimas, não é uma questão de estética!”.

Gaby teve a mesma atitude ao escrever em sua página na rede social: “Continuo feliz com meu corpo, mas minha medida certa é a saúde, e a minha está comprometida. Então é uma hipocrisia ser contra a saúde”. Ela também colocou alguns itens que costuma defender: “Nunca serei magra. Nunca vestirei 38. Só quero ser exemplo de saúde. Ser contra vida saudável é uma grande ignorância. A ditadura da magreza não me representa e sim a busca pela saúde”.

A ideia de uma gordinha querer emagrecer parece cair nas regras do padrão de beleza atual de ter que ser magra para ser bonita. A mídia costuma tratar pessoas magras como saudáveis, mas nem sempre isso é verdade. 

Um bom exemplo disso é o de Fábio Porchat, também participante do quadro da TV Globo, que fez uma lipoaspiração no ano passado e retirou cinco litros de gordura, mas isso não alterou em nada seus índices de saúde.

Afinal, uma pessoa considerada gorda não pode se preocupar em ter uma saúde melhor, por não poder perder peso, já que defende a causa dos gordinhos? Quando se é alguém influente por sua fama, parece que não… Entre gordos e magros, obesos e macérrimos, o importante deveria ser se sentir bem ao olhar no espelho, independente do tamanho que ocupe diante dele, e estar em dia com sua saúde.

É importante também ressaltar papel da mídia como difusora da estética da magreza. Desde revistas de modas como a Vogue que escrevem matérias sobre dietas que indicam ficar dias sem comer, assim como legendas elogiosas para quando tal famosa emagrece, temos todo um mecanismo midiático que condena as gordinhas. Por isto, a presença de Gaby como de Preta – mulheres orgulhosas de seus quilinhos a mais – no Medida Certa cause polêmica, pois ainda confunde-se estética com saúde.

O Virgula Famosos preparou uma galeria com algumas famosas que emagreceram e foram tratadas como vitoriosas por grande parte da imprensa e do público, como se isto fosse realmente um mérito, um objetivo a ser alcançado – e nem sempre elas emagreceram e ficaram mais saudáveis. Veja na galeria acima!

Críticas a Preta Gil e Gaby Amarantos trazem de volta polêmica sobre estética e saúde dentro do padrão de beleza atual

Sem mais artigos