A jornalista Astrid Fontenelle deu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada neste domingo (23). Ela, que foi diagnosticada com lúpus há 8 meses, contou como lida com a doença.

“Não tem cura. Vou conviver com a doença por muito tempo”, disse Astrid. Lúpus é uma doença autoimune, que pode atacar órgãos vitais. Para não correr riscos, ela agora tem até a água do banho filtrada e também não pode tomar sol, tudo para evitar infecções.

Um dos assuntos abordados foi o fato de ela ter que raspar o cabelo, pois o tratamento inicial provocou queda, e falou também sobre como o filho Gabriel respondeu a isso.

“Com ele na área, não deu tempo de sofrer. Olhou pra minha cara e caiu na gargalhada: ‘A mamãe ta careca’. Ele só ria”.

O garotinho de quatro anos foi adotado quando tinha 40 dias de vida. “Quando vi o garoto chorando no colo da assistente social, eu arranquei ele da mulher: ‘Meu filho!’. Parecia cena da maternidade”, conta ela, que um mês depois oficializou a adoção.

Outro assunto abordado foi preconceito, pois Gabriel é negro. “Outro dia um coleguinha chamou ele de pretinho em tom pejorativo”, conta Astrid, sendo que depois disso Gabriel perguntou sua cor. “Você é negro, filho.” Ele rebateu: “Não, mãe, essa cor aqui”, apontou para a pele. “É marrom, querido. Mamãe é bege. Você é negro, eu sou branca. É nossa raça”. Assim, o tema racismo foi debatido: “Preconceito existe. O importante é fortalecer a estima e ele entender que é negro, é lindo, inteligente”.

Astrid chega a lamentar a chegada da enfermidade, mais pelo momento que aconteceu: “Por que meu corpo quer me destruir? Justo quando tava tudo certo na vida: recém-casada, curtindo meu filho fofo. Tinha acabado de ser premiada”, lembra do prêmio que recebeu da Associação dos Críticos de Arte, pelo programa Chegadas e Partidas, do canal pago GNT.

Agora, a mulher de 51 anos revela que tem Gabriel como um trunfo para superar a doença: “Seria uma sacanagem eu ficar comprometida ou morrer. Deus não pode fazer isso com ele. Tenho que ficar boa pelo meu filho”.


int(1)

Astrid Fontenelle conta como está se saindo ao conviver com séria doença

Sair da versão mobile