Ano de 1978. Discotecas, dance music, brilho, liberação sexual. Na onda do momento, a Rede Globo leva ao ar a novela Dancin’ Days.

Sucesso entre o público, logo teve seus figurinos imitados. Quem puxava a nova moda era Júlia Matos, personagem de Sônia Braga. Não demorou muito e as ruas e festas foram invadidas por meias de lurex, roupas de cetim e sandálias de tiras e salto alto.

Bom, as coisas começaram mais ou menos por aí… Depois de Dancin’ Days, moda e novela começaram a caminhar de mãos dadas.

Baila Comigo vem na cola da década das academias de ginástica, os anos 80. E lá estão as malhas para os que gostavam de suar a camisa.

Obviamente, a modinha não se restringiu aos estabelecimentos da vida saudável. Faixas para o cabelo, collants e, lógico, as fogosas polainas que, vinte anos depois, voltaram a freqüentar o mundinho fashion.

A década de oitenta continua e traz Brilhante, Roque Santeiro e Vale Tudo.

Mais uma vez, as telespectadoras se inspiram nas personagens preferidas e engatam o lenço no pescoço, a faixa de tecido colorida para as mechas e o famoso corte de cabelo com franjinha curta, da personagem Solange, de Lídia Brondi, em Vale Tudo.

Regina Duarte puxa a onda dos laços e bolsas de corrente usados por Maria do Carmo em Rainha da Sucata, de 1990.

Do início da década de 90 até hoje, a Moda reinventou vários lançamentos antigos. Por isso mesmo, as batas de Dara (Tereza Seiblitz) em Explode Coração, o tererê metálico de Bionda (Mariana Ximenes) em Uga Uga, os vestidinhos em estilo hippie de Cristal (Sandy) em Estrela Guia e as míni-saias rodadas e com pregas de Darlene (Deborah Secco) em Celebridade nunca abandonaram por completo os guarda-roupas das brasileiras.

A mais recente novela da Globo, Belíssima, mal começou e também já virou frissón. Os cabelos – curtos, lisos e com as pontas mais claras – e o figurino – vestidinhos e blusas de tecido leve e delicado – de Vitória, vivida por Cláudia Abreu respondem por 90% dos telefonemas para o Atendimento ao Telespectador. E o tal corte de cabelo é um dos mais pedidos em salões como o Jean Louis David.

Pode assumir… quem é que nunca usou nada que começou a aparecer na mídia bem ali, na novela? Assume, vai…

Confira nosso especial de Natal!

Sem mais artigos