Três novos filmes indicados ao Oscar estréiam no Brasil neste final de semana.

O mais esperado dos três é sem dúvida Johnny e June, protagonizado por Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon. O longa conta a trajetória do já falecido cantor Johnny Cash, desde os anos 50, quando tentava gravar seu primeiro álbum, e de seu romance com a cantora June Carter. O difícil relacionamento com o pai, Robert Patrick, também é abordado no filme.

Joaquin recebeu o Globo de Ouro de Melhor Ator pela atuação no filme, e aguarda a entrega do Oscar, onde concorre na mesma categoria. Reese também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Johnny e June concorre também e melhor mixagem de som, edição e figurino.

O nome original do filme Walk In The Line, é um grande sucesso do cantor, morto em 2003, poucos meses depois da morte da mulher June.

Orgulho e Preconceito, baseado no romance de Jane Austen (1775-1817), concorre a quatro estatuetas, entre elas, a de Melhor Atriz, com Keira Knightley.

No filme, cinco irmãs de uma família em dificuldades desejam se casar. Elisabeth, vivida por Keira, se apaixona por um homem rico e enfrenta o preconceito da sociedade da época em aceitar um romance entre uma plebéia e um rapaz da alta sociedade. Ainda mais quando este rapaz está prestes a se casar com um moça do mesmo nível social que o dele.

Para quem quer quebrar o clima de romance a opção é Syriana – A Indústria do Petróleo, com George Clooney no papel do agente da CIA Bob Barnes. A atuação que lhe rendeu indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

A trama conta a história do agente Bob Barnes, enviado ao Oriente Médio pela CIA e que é traído pela própria organização. A partir daí, mentiras, pressão, jogos de poder, politicagem e torturas ditam o filme.

Syriana também foi indicado na categoria Melhor Roteiro Original.

Sem mais artigos