carmen-miranda

Desenhado pelo artista Sophie Diao, o Doodle do Google faz homenagem a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda que hoje completaria 108 anos.

Um ícone do Brasil mundo afora, a “pequena notável” nasceu há exatamente 100 anos, no dia 9 de fevereiro de 1909. Embora seja natural de Várzea da Ovelha, em Portugal, ela veio para o Brasil com menos de um ano, junto com sua mãe, Maria Emilia, e a irmã mais velha, Olinda., para encontrar o pai, José Maria, que já trabalhava no Rio de Janeiro.

Influenciada pela irmã, que não perdia bailes de Carnaval e se vestia com muita elegância e criatividade, Carmen começou a cantar e conheceu o sucesso em 1930, quando gravou “Eu Fiz Tudo Pra Você Gostar de Mim”, de Joubert de Carvalho. Mais conhecida como “Taí”, a música estourou no Carnaval de 1931.

Mas foi só a partir de 1938 que ela adotou o figurino que a marcou para sempre: as roupas inspiradas na Bahia, os balagandãs e o turbante com frutas na cabeça. Antes, porém, a inovadora Carmen já tinha inventado outra moda: suas famosas sandálias plataforma, para compensar a baixa estatura (1,52m).

Já a cantora mais famosa do país, foi passar uma temporada nos Estados Unidos, onde fez sucesso na Broadway e em Hollywood. Mas foi nessa época, no entanto, que ela começou a consumir uma quantidade excessiva de remédios, para aguentar a rotina exaustiva de shows e compromissos profissionais.

Com a saúde debilitada, Carmen Miranda morreu em 5 de agosto de 1955, aos 46 anos, vítima de um infarto.

 

 

 

Sem mais artigos