Esta edição de A Fazenda está bem salivada, no pior sentido da palavra. O festival de cuspes entre os participantes chegou ao nível do intolerável e da falta de educação durante a festa Sedução, que ocorreu na quarta-feira (14). Pior que demonstrar o total desrespeito entre os participantes é o endosso da TV Record, por meio de sua assessoria, ao declarar que cuspir, mesmo no rosto, não significa agressão física.

Tudo começou com Denise Rocha. A Furacão da CPI irritada com os comentários de Ivo Meirelles deu uma cusparada em direção do músico, mas acabou não o acertando. Depois, foi a vez de Bárbara Evans cuspir em Denise durante uma discussão. Por fim, teve o festival interminável – para quem viu na TV, parecia que a cena durou muitos minutos – de cuspes entre Andressa Urach e Mateus Verdelho.

Independente das razões e motivos que levaram os peões a tomarem essas atitudes, culturalmente é ensinado que cuspir em alguém é ofensa grave, sinal de desprezo e, além disto existe a violência simbólica deste ato, ainda mais se for na cara de outra pessoa. O cuspe pode sim ser considerada (não no sentido estrito da expressão) uma agressão física. Pensem: ao invés da mão da pessoa é sua saliva que é expelida com certa violência na direção do outro.

A emissora preferiu, nesta edição, o sentido mais estrito do termo “agressão física”. Já que em outras versões do reality chegou a expulsar a lutadora Duda Yankovich, em A Fazenda 4, por dar um tapa na cabeça de Thiago Gagliasso. E foi mais rígida ainda com o bombado Lucas Barreto por ameaçar com um machado o outro participante da Fazenda de Verão, Haysam. Isto é, Barreto não chegou a agredir fisicamente Haysam, mas sua violência simbólica foi considerada como ato gravíssimo e isto sem nem chegar a tocar no publicitário.

Talvez por toda a repercussão que tem causado tanta cusparada nesta edição de A Fazenda e também pelos bons índices de audiência, a Record acabou “aceitando” que cuspir é OK. Além do péssimo exemplo que a emissora dá ao negligenciar um ato tão desprezível e abrandá-lo em cadeia nacional, ela , já que os realitys são reflexos da nossa realidade, acaba demonstrando como o povo brasileiro anda bem mal educado.

Sem mais artigos