Ator e empresário, Arnold Schwarzenegger, de 63 anos, também trabalha atualmente como político nos Estados Unidos. Conhecido por suas brilhantes performances em filmes de ação e por sempre ostentar músculos volumosos, o veterano é mais um artista a se engajar em um cargo público nos últimos anos. Eleito como o 38º governador da Califórnia pelo Partido Republicano há exatamente sete anos com mais de quatro milhões de votos, Schwarzenegger se mostrou desde o início de seu governo preocupado com assuntos que envolviam as questões climáticas do planeta. Detalhe: o Partido Republicano nunca encarou de forma positiva a pauta ecológica e do aquecimento global. Sua eleição endossa uma tendência de celebridades que tentam cargos políticos e que se acentua em cada eleição no mundo inteiro. Os precursores, nos anos 80, foram famosos de posições ideológicas diferentes como Ronald Reagan, mais conservador, e a atriz pornô Cicciolina, eleita para o Parlamento Italiano e à favor do sexo livre. 

A vida política do astro se desencadeou após ele se casar com a filha da irmã do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy, pelo menos segundo o próprio afirmou. “Casei-me em uma família de políticos. Você vai junto com eles e escuta sobre política, sobre como ajudar pessoas. Fui exposto à ideia de ter uma atuação pública e Eunice e Sargent Shriver [ex-sogros do ator] tornaram-se meus heróis”, declarou ele ao LA Weekly em 2002.

Reeleito governador em 2006, o austríaco foi capaz de vencer o prêmio European Voice de 2007 por tomar ações contra as mudanças climáticas com o Califórnia Global Warming Solutions Act de 2006 e por também planejar um projeto de comércio com outros estados norte-americanos e possivelmente com a União Europeia.

Arnold não é novidade entre os vários artistas que já tentaram cargos públicos. No Brasil, por exemplo, vários famosos se elegeram na última eleição. Nomes como Tiririca, Netinho, Romário, KLB, entre outros, foram apenas alguns deles que tentaram um cargo público nas eleições brasileiras de 2010. No exterior, Ronald Reagan, além de ator, conseguiu se tornar presidente dos Estados Unidos.

O que dá para perceber dessa história toda é que mesmo um famoso tendo carisma, nem sempre ele pode convencer como político e muito menos ser a melhor opção.

Para relembrar os famosos que se tornaram políticos ou não conseguiram ser eleitos, confira a galeria acima.

Sem mais artigos