Manoel Carlos diz que irá encerrar o ciclo de Helenas – personagens centrais de suas tramas – com sua próxima novela prevista para 2014, com nome provisório de Em Família. A entrevista foi para o jornal O Dia desta terça-feira (20).

“Vou encerrar o ciclo de Helenas no papel principal com a Júlia Lemmertz, filha da Lilian (Lemmertz), que interpretou a primeira, em Baila Comigo (1981). Não vou deixar de escrever novelas. Até gostaria de fazer só minisséries, mas tenho um contrato com a Globo. Estou com quase 100 anos, seria bom descansar, mas não dá”, diz o autor que tem 79 anos.

Para conseguir um papel em sua novela, Manoel Carlos é direto:  “Tem que ser muito amigo meu. Não posso escrever para quem eu não gosto. Eu me apaixono pelos atores. Não tenho nenhum desafeto, ninguém que eu deteste, mas tenho meus preferidos”.

Ele também comenta a difícil missão que é superar o frisson causado por Avenida Brasil: “A novela do João Emanuel foi um acontecimento muito raro, onde tudo deu certo, até as coisas erradas. Não posso fugir do meu estilo para fazer algo que eu não sei. Não sei escrever como o João. Aquilo que eu faço, eu faço bem. Nas novelas da Glória (Perez), por exemplo, tem aquela coisa do sujeito que vai ao aeroporto, pede uma passagem para o Marrocos e consegue embarcar em cima da hora, num voo que sai em dez minutos. É uma fantasia que o povo gosta”.


int(1)

"Não posso escrever para quem eu não gosto", afirma Manoel Carlos que encerrará seu ciclo de Helenas em 2014