Neste dia 27 de abril comemora-se o Dia da Empregada Doméstica. Segundo levantamento feito há dois meses pelo sindicato da categoria (Sindoméstica), das sete milhões de secretárias do lar que existem no Brasil, 74% delas ainda não são registradas, por economia do empregador ou por opção da contratada.

Uma situação que já foi bem pior, já que tempos atrás essa profissão era considerada apenas como uma atividade complementar, sem direitos trabalhistas e com salários muito abaixo do que deveria ser.

Com o passar dos anos, o crescimento da economia brasileira e uma melhora na distribuição de renda, esta profissão saiu da informalidade e ganhou, junto com a tal classe C, status e atenção tanto da mídia como do Governo. Não é à toa que em jornais, revistas, telejornais e em programas de entretenimento, como teledramaturgia, teatro e cinema, elas foram ganhando cada vez mais seu espaço deixando de lado aquele velho preconceito de classe e até mesmo o papel de coadjuvantes.

Hoje, as empregadas domésticas se transformaram em protagonistas. Destaque da Globo, a nova novela das sete, Cheias de Charme, é uma homenagem a elas e conta a história de três personagens, vividas pelas atrizes Tais Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond, todas domésticas.

No álbum de fotos acima relembramos as empregadas que fizeram história no cinema e na TV.

Sem mais artigos