José Wilker, que morreu no dia 5 de abril deste ano, completaria 67 anos nesta quarta-feira (20). O ator e diretor deixou saudade para seu público, mas também um belo acervo de personagens marcantes que interpretou na TV.

Difícil pensar nesse artista sem se lembrar dos vários bordões criados para alguns de seus papéis. O último deles foi no remake de Gabriela, no qual viveu o Coronel Jesuíno, que costumava dizer para a mulher, Dona Sinhazinha (Maitê Proença): “Hoje eu vou lhe usar”. A frase ficou tão famosa que logo virou inspiração para vários memes na internet e ganhou até uma página em uma rede social.

Além dessa expressão, o Coronel Jesuíno teve outras frases marcantes, como:

Já na pele de Giovanni Improtta, na novela Senhora do Destino, que foi ao ar em 2004, Wilker colecionou bordões durante toda a trama, sendo o mais famoso deles a expressão: “Felomenal”.

Em entrevista para o canal Viva, de 2012, Wilker revelou como surgiu a famosa frase, “É justo, é muito justo, é justíssimo”, que o personagem Belarmino, da novela Renascer (1993) costumava dizer.

“O bordão foi uma invenção minha que o Benedito [Ruy Barbosa] gentilmente assumiu e aceitou. Eu me lembro que estava gravando em Ilhéus e havia uma certa pressa e precisava encontrar um jeito de pausar a personagem, até para lembrar do texto. Então, aonde tinha um ‘justo’, eu botei mais um ‘justo, justíssimo’ que me dava um tempo de respiração e um tempo de preparar a próxima frase do texto, e foi um pouco por aí que eu fui”, declarou o ator.

Relembre na galeria acima alguns bordões usados por personagens de José Wilker!

Sem mais artigos