Quem não tem colírio, usa óculos escuros, já dizia o velho Raul, mas descobri que a verdade é bem diferente. Óculos escuros não servem somente para disfarçar um monte de coisas que queremos esconder, mas eles viraram artigo de primeira necessidade, mesmo quando o sol não está de rachar. Quanto ao uso do colírio, isto merece mais cuidado do que imagina!

Eu sei, é quase irresistível andar pela rua e não querer comprar óculos de camelô, que é igualzinho aquele que custa os olhos da cara numa ótica. “Não adianta usar óculos baratinhos, vendidos na praia ou no comércio popular. É fundamental que as lentes tenham um tratamento para bloquear pelo menos 99% dos raios UVA e UVB”, alerta o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Neves explica que a luz invisível é composta por raios infravermelhos e ultravioleta. Enquanto a radiação infravermelha é percebida em forma de calor, a ultravioleta desencadeia reações que vão desde o bronzeamento até queimaduras, e alergias. “O efeito cumulativo dessa radiação pode, mais cedo ou mais tarde, pode levar a formação de catarata e até mesmo de tumores benignos ou cancerosos na superfície dos olhos”. Ele dizendo que os óculos devem se ajustar bem ao rosto, dos dois lados, para que os raios solares não penetrem pelas laterais.

Para você que é viciado em colírio, vale o alerta, “Muitas pessoas são dependentes de colírios da mesma forma com que outras não conseguem dormir sem descongestionantes nasais. Ocorre que, ao mesmo tempo em que parecem eliminar a irritação nos olhos, o uso abusivo desses medicamentos pode estimular um ciclo vicioso. Ou seja: quando o paciente realmente precisar de um colírio, teremos de prescrever um medicamento mais forte para tratar o problema”.

O que está na moda

Óculos de sol com armações arredondadas e lentes coloridas

Agora, vamos ao que interessa! O que está na moda em termos de óculos solares para o verão para a rapaziada. Se no ano passado, tivemos a volta das lentes espelhadas, o que ganha força agora são as lentes e armações bem coloridas. Valem as lentes principalmente em azul, sendo que a novidade é efeito neon. As armações estão maiores, e ainda os modelos com cara de antigo no estilo tartaruga (aquele meio manchado), assim como as formas mais arredondados.

Veja óculos de sol que estão em alta para o verão

Óculos de sol Ralph Lauren com armação colorida e lentes azuis; R$ 455, na Óticas Carol (http://www.oticascarol.com.br/)
Créditos: Divulgação

int(1)

Óculos de sol são muito mais do que estilo

Sair da versão mobile