Ah tá, quem é esse fulaninho para me dizer que essa beltraninha-bramovic é mais pop que a minha Gaga? Calma, querido leitor, ninguém aqui quer tirar o trono da rainha dos “little monsters”, mas o fato é que Marina Abramovic, artista performática que nasceu em Belgrado, Sérvia, em 1946 e vive em Nova York é a pessoa “pop” entre as celebs “pops” e nós podemos provar isso, vem com a gente ;)

Falando em Lady Gaga, as duas são “migas”

Você acha as performances da Lady Gaga revolucionárias? Pois saiba que ela se inspira na amiga de Belgrado, tanto que já fez até um vídeo em que experimenta o famoso “Método Abramovic”.

O vídeo de Lady Gaga praticando o “método” pode ser visto aqui.

Lady Gaga e Marina Abramovic

Aliás, amigos e admiradores “foda” é o que não falta para Marina

Olha só essa galeria da fofa “cazamigue”

Marina Abramovic cazamigue

... Lady Gaga
... Naomi Campbell, Rosario Dawson, e Chris Rock
… Debbie Harry
… Riccardo Tischi, Liv Tyler e Gisele Bündchen querendo participar da foto
... James Franco
... John Waters
... Usher
… Willem Dafoe

Além de Gaga, Jay-Z foi atrás de Marina para fazer “arte”

Tá ligado no Picasso Baby: A Performance Art Film? O filme performático é o videoclipe da música Picasso Baby, do álbum Magna Carta Holy Grail, de 2013, que foi gravado em uma galeria de arte bacanuda de Nova York, a PACE, e contou com ninguém menos do que… Marina Abramovic, é claro.

 

 

Quer ver o vídeo-performance todo? Tá aqui.

Ela é capa de revista, baby

Responda rápido: quantas divas pop você conhece que foram capas da Vogue, V Magazine e Elle? Marina foi…

Abramovic capa de revista

Vogue ucraniana (agosto de 2014)
L'uomo Vogue iatliana (setembro de 2013)
V Magazine (setembro de 2010)
Elle sérvia (janeiro de 2011)
S Moda Magazine (março de 2012)

Ela é da moda

Marina Abramovic viveu uma relação intensa de 12 anos com Ulay e, durante esses anos eles realizaram uma série de performances juntos, incluindo a separação (eles caminharam pela muralha da China, partindo de extremidades opostas, para se encontrarem três meses depois, no centro da construção, e dizerem “adeus”). Aliás, esse GIF abaixo é o reencontro dos dois, 23 anos depois, em outra performance, é claro (A Artista está Presente, de 2010, que ocorreu no MoMa). Dá para ver o vídeo do reencontro aqui (a partir de 1’20” – prepare seu lencinho).

Tudo isso para dizer que, quando Marina se separou de Ulay, ela se envolveu com a moda. “Eu só queria rir. Eu queria rir, eu queria estar viva de novo. Eu queria ser feliz novamente”,afirmou ela em uma entrevista. Nesse período, ela se aproximou da alta costura e ficou BFF de Riccardo Tisci, o estilista da Givenchy, com quem protagonizou a polêmica foto abaixo.

Ela e Kim Kardashian são a mesma pessoa

Oi? Como assim? Mas elas têm idades diferentes, uma nasceu na Sérvia (Marina) e a outra nos Estados Unidos (apesar de ter ascendência armênia), entre outras diferenças. Oquei, caro leitor, existem esses argumentos, sim. Mas olhe a imagem abaixo e me responda: Por que nunca vimos as duas juntas? Será que os selfies de Kim não são uma performance para questionar a fugacidade da beleza? A efemeridade da fama? O que é a bunda da Kim Kardashian na Paper se não uma obra de arte interativa que foi replicada e remixada pelos internautas nessa grande galeria de arte chamada internet?

Por último e não menos importante, ela está entre nós

Sim, Marina Abramovic está em cartaz em São Paulo, no SESC Pompeia, com uma grande exposição chamada Terra Comunal, que fica na cidade até maio. A quem possa se interessar, dá até para se inscrever gratuitamente para participar do famoso método (uma versão reduzida de 2h30, não o que Gaga fez). Mais informações no site da exposição.

 

 

Os motivos que fazem Marina Abramovic mais pop que a sua diva coração

Sem mais artigos