Ángeles González-Sinde, ministra espanhola da Cultura, condecorou nesta sexta-feira à noite (10), o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer com a Medalha das Artes e das Letras da Espanha. A cerimônia ocorreu no Rio de Janeiro, cidade onde vive o arquiteto que, junto com Lúcio Costa, desenhou o projeto que acabou vencendo a disputa para a construção de Brasília.

A entrega ocorreu no Brasil por conta da saúde frágil do arquiteto. Mesmo com 102 anos, Niemeyer continua na ativa e um dos mais importantes projetos em que está engajado atualmente é o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, que será construído em Avilés, perto da cidade espanhola de Oviedo, e deve ser inaugurado no ano que vem.

Ao receber o prêmio, ele disse que “trabalho muito, felizmente eu sou muito solicitado. Nesse mundo tão cheio de problemas, com meu trabalho eu posso ajudar. A vida é muito mais importante que a arquitetura”, antes de comentar a obra em Avilés: “é muito importante esse centro que será inaugurado. Porque a escola vai representar bem a minha arquitetura”.


int(1)

Oscar Niemeyer é condecorado pela Espanha