Momentos da carreira de Patrick Swayze


Créditos: Getty Images

Nesta sexta-feira (14) o Virgula Famosos relembra a vida do ator Patrick Swayze, que faleceu por causa de um câncer, há exatamente três anos.

Filho de uma coreógrafa, professora de balé e dançarina, teve desde o berço contato com o meio artístico. Inclusive sua mãe, Patsy Swayze, foi uma das responsáveis pelo casamento dele com Lisa Niemi, que tinha aulas com a futura sogra. Lisa e Patrick se conheceram ainda adolescentes e se casaram em 1975, nunca tendo se separado. Praticamente um recorde para Hollywood.

Nascido no Texas, além da dança, também jogou futebol americano pela escola. Mas uma lesão o tirou do esporte, levando-o somente para a vida artística, tendo participado do elenco substituto do musical Grease no teatro, no final dos anos 1970, pouco antes de estrear no cinema, no filme Skatetown USA (1979).

Seu primeiro sucesso na televisão foi com a minissérie North and South, apenas três anos antes de sua exposição mundial com o filme Dirty Dancing (1987) em que as pessoas faziam fila no cinema para assisti-lo como o professor de dança Johnny Castle. No longa, ele também participa da trilha sonora, com a clássica She’s Like the Wind.

Ele reunia o que Hollywood sempre quis num ator: um belo rosto, corpo atlético, técnicas de dança e lutas – além do carisma. Mais filmes, e em Matador de Aluguel (1989) Swayze foi um valentão que chega a matar com a própria mão.

Mas foi com Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990) que a carreira do ator consolidou-se. A história tocou o mundo, mexendo com questões religiosas e um amor sem limites – físicos. Demi Moore e Whoopi Goldberg também coestrelaram a película indicada ao Oscar como melhor filme e levando a estatueta de melhor roteiro original e a de melhor atriz para Whoopi.

Um ano depois, foi indicado como o homem mais sexy do mundo pela revista People.

Em 1995, a comédia musical Para Wong Foo, Obrigada por Tudo lhe rendeu indicações para o Globo de Ouro. Sua última aparição mais comentada foi no já clássico cult Donnie Darko, em que faz um vilão pedófilo com pinta de bonzinho.

Desde então participou de produções de menor sucesso e, em 2008, descobriu o câncer no pâncreas, uma das formas mais letais da doença. “A quimioterapia é um inferno na terra, não importa como você a represente”, disse o ator na época.

Apesar do otimismo com que Patrick sempre levou o seu estado de saúde, como quando comentou que queria viver no mínimo mais cinco anos (sabendo das estatísticas que dão esse como um prazo máximo de vida para quem é atingido por este tipo de câncer), ele veio a falecer devido a complicações causadas quase dois anos após contrair a doença.

Veja fotos de Patrick Swayze na galeria acima.


int(1)

Patrick Swayze nos deixava há três anos. Confira os destaques de sua carreira