Michael Brown (Mike), de 18 anos,  foi morto, em 19 de agosto, durante o dia, com seis tiros por um policial que alegou legítima defesa. Nesta segunda (24), a Justiça estadunidense decidiu não julgar Darren Wilson, o policial, pelo incidente

Michael Brown (Mike), de 18 anos, foi morto, em 19 de agosto, durante o dia, com seis tiros por um policial que alegou legítima defesa. Nesta segunda (24), a Justiça estadunidense decidiu não julgar Darren Wilson, o policial, pelo incidente

Você já ouviu falar em Ferguson? Bem, é uma cidade estadunidense, localizada no estado de Missouri, que está “pegando fogo” desde agosto. O motivo é o assassinato do jovem de negro de 18 anos, Mike (Michael) Brown, pelo policial branco Darren Wilson, que alegou legítima defesa, embora Brown não estivesse armado. Nesta segunda-feira (24), saiu a decisão da Justiça americana que informou que não julgará Wilson pelo crime. Desde então, os protestos por conta do assassinato se intensificaram e alguns famosos usaram as redes sociais para se manifestar.

Mais sobre o caso

Para se aprofundar a respeito do caso, vale dar uma olhada nos artigos do Wikipedia (inglês, bem mais completo, e em português) e nesta reportagem especial do NY Times (também em inglês). Pelo YouTube, há várias imagens do ocorrido (busque por “michael brown shooting vídeo”, os vídeos podem ser um pouco fortes).

As opiniões dos famosos nas redes sociais

A decisão da Justiça dos Estados Unidos está causando revolta em muita gente, incluindo alguns famosos que mostraram, na web, sua indignação e o temor de mais violência na região. Vamos dar uma olhada.

Alicia Keys

A photo posted by Alicia Keys (@aliciakeys) on

Rihanna: “Fato”. No cartaz da foto, está escrito: “Justiça para… Eu deixei em branco porque eu provavelmente precisarei desse cartaz no ano que vem”

facts. Zdjęcie zamieszczone przez użytkownika badgalriri (@badgalriri)

Mia Farrow: “Saudações da estação”

Michelle Rodriguez: “Manifestantes, por favor, lembrem-se de que vocês não podem agir como animais e esperarem ser tratados como cidadãos civilizados. Aprendam com o episódio dos distúrbios de Los Angeles em 1992”. Os tais distúrbios ocorreram após o júri absolver oficiais do departamento de polícia de Los Angeles, três brancos e um hispânico, acusados de agressão contra o motorista negro Rodney King após uma perseguição em alta velocidade.

Pharrell Williams: “Estou inconsolável com a notícia do não julgamento em Ferguson. Vamos orar pela paz”

Katy Perry: “Estou me sentindo paralisada aqui em Sydney com as notícias. Enviando minhas orações para Ferguson e orando por uma América igualitária”

Sem mais artigos