A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, e suas antecessoras Hillary Clinton, Nancy Reagan e Rosalynn Carter assistiram nesta terça-feira (12) ao funeral de Betty Ford, esposa do ex-presidente americano Gerald Ford, em cerimônia realizada em Palm Desert, no sul da Califórnia.

O funeral começou por volta das 14h locais (18h de Brasília) na igreja episcopal St. Margaret dessa cidade, próxima a Palm Springs e à famosa clínica de reabilitação batizada pelo nome de Betty Ford, em Rancho Mirage.

Os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton também estiveram presentes, bem como a família e os amigos de Betty. Após o comparecimento das personalidades, o público foi convidado para a cerimônia.

Betty Ford morreu no último dia 8, aos 93 anos, no hospital Eisenhower, em Rancho Mirage.

O corpo da ex-primeira-dama será transferido a Grand Rapids, no estado de Michigan, onde fica o museu dedicado ao ex-presidente Gerald Ford e onde ela será enterrada na quinta-feira (14), no mausoléu onde foi sepultado seu marido.

Nascida em Chicago em 1918, Betty se casou com Gerald Ford, seu segundo marido, em 1948, com quem se mudou para Washington, onde ele trabalhou como congressista por 25 anos.

Gerald Ford assumiu a Presidência dos EUA após a renúncia do republicano Richard Nixon em 1974, então envolvido no escândalo Watergate. Posteriormente, ele perderia as eleições de 1976 para o democrata Jimmy Carter.

Pouco após de sair da Casa Branca, Betty Ford surpreendeu a opinião pública americana ao anunciar em 1978 sua internação no Hospital Naval de Long Beach, Califórnia, para se tratar contra dependência de remédios e álcool.

Após a recuperação, fundou em 1982 o Betty Ford Center, que se tornou um dos centros de tratamento a viciados mais reconhecidos nos EUA.

Betty Ford, uma ativa colaboradora em diversas campanhas sociais para conscientizar a população sobre Aids e câncer de mama, publicou duas autobiografias, The Times of My Life (1978) e Betty: A Glad Awakening (1987).

Gerald Ford, que morreu em 2006, e Betty tiveram três filhos e uma filha.

Sem mais artigos