Você sabe o que é autismo? A Wikipedia diz: “o autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo”. Ah, bacana, mas o que isso significa? Essa foi a mesma dúvida de Fábio Porchat que, em vez de ignorar o tema, conversou com um garoto autista de 16 anos, Nicolas, para não ficar dando bola fora sobre o assunto.

A história é a seguinte: Nicolas é um garoto autista de 16 anos que começou a fazer teatro por causa do humorista. Desnecessário dizer que o rapaz foi algumas vezes ver a peça teatral de seu ídolo e, em uma delas, Porchat aproveitou a ocasião para bater um papo com seu fã. A conversa virou o vídeo do Youtube acima e vale a pena dar uma olhada, é melhor do que muito papo técnico de médico que deixa o assunto tão próximo do ouvinte quanto o pico do Monte Everest ;)

 

Ainda sobre o assunto, a mãe do garoto, Anita Brito, tem um livro sobre a história de Nicolas (se você viu o vídeo já tá ligado) chamado Meu Filho ERA Autista, esse aí embaixo.

 

Ah, para terminar, o filme sobre o qual os dois conversam no vídeo é Entre Abelhas, protagonizado por Fábio Porchat e dirigido Ian SBF (um dos diretores do Porta dos Fundos). Apesar de ser produzido pela trupe do Porta o longa não é uma comédia e deve estrear em abril. Curioso? Saca só o trailer abaixo.

 

Trailer do filme “Entre Abelhas”

 

A relação dos famosos com seus filhos autistas

John Travolta, Marcos Mion e Sylvester Stallone são pais de autistas.  O transtorno tem um espectro muito grande de sintomas e graus de intensidade e podem se manifestar de muitas formas. Celebridades como eles e – muitos deles com uma militância muito grande na questão – trazem mais visibilidade e menos preconceito para a causa dos autistas e sua inserção social e tratamentos. 02 de abril é a data reconhecida pela ONU como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e muitos movimentos e militantes vestem azul em nome da causa

 

Tudo o que você queria saber sobre autismo e Fábio Porchat não teve vergonha de perguntar

Sem mais artigos