Blocos carnavalescos, trios elétricos e sambódromos lotados todos registrados pelas câmeras de foliões pelo Brasil inteiro. Durante o carnaval, parte da celebração é registrar e compartilhar os momentos ao lado dos amigos em redes sociais como o Facebook, Snapchat e Instagram.

São Paulo não tem Carnaval bom? Mentira. Os bloquinhos que circulam nos bairros e centro não deixam nenhum folião parado. E, para quem não curte muito uma fanfarra, tem bloquinhos para todos os gostos: rock, música cubana e até sertanejo.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados com os celulares para não passar perrengue e não acabar com a folia mais cedo. Confira dicas simples e práticas daPSafe, especialista em segurança digital, que podem literalmente te salvar durante o feriadão.

Celular seco e seguro
Na hora de guardar o celular, priorize o bolso dianteiro, bolsas e mochilas com zíperes ou utilize um porta dólar. Desta maneira, o aparelho fica menos exposto e vulnerável. Além disso, procure deixar o aparelho protegido com capinhas à prova d’água ou até mesmo sacolinhas de plástico. Caso molhe, não mexa nele e espere secar sozinho.
Mas, se você tomou chuva, uma boa opção é, ao chegar em casa, mergulhar o celular numa porção de arroz. Parece brincadeira, mas funciona, o arroz absorve a umidade.

Senha para imagens e aplicativos
Para não correr o risco das suas imagens caírem em mãos erradas em casos de perda ou roubo, proteja seus principais aplicativos e fotos com o uso de senha extras.

Cuidado com as redes Wi-Fi públicas
Se for utilizar redes Wi-Fi públicas, tome cuidado, em especial, caso acesse sites ou apps que peçam informações confidenciais, como número de cartão de crédito e CPF.
Além disso, baixe um bom antivírus, capaz de detectar o nível de qualidade e segurança da rede, além de bloquear possíveis ameaças.

Bloqueie o celular em caso de perda ou roubo
Se você acabou perdendo seu celular ou teve ele roubado durante a celebração, não esqueça de fazer o bloqueio imediato do aparelho.
Alguns aplicativos disponibilizam a função antifurto, que permite ao usuário acesso remoto ao smartphone para deletar dados, evitando que suas informações pessoais caiam nas mãos de desconhecidos.
Outra maneira de bloquear o aparelho é informar seu código (IMEI) à operadora. Para descobrir qual é o número referente ao seu smartphone, basta discar *#06#.

Aumente o desempenho do celular
Durante a folia, nada pior que não poder tirar fotos ou gravar vídeos por falta de memória ou bateria no aparelho. Para não ter esse imprevisto, faça varreduras no sistema e remova todos os arquivos desnecessários do seu smartphone. Essa limpeza deve incluir áudios e imagens do WhatsApp. Além disso, tenha um app com funções de otimização e economia de bateria.  Desta maneira, é possível evitar que seu celular te deixe na mão.

10 maneiras de "consertar" a tela quebrada do celular

Algumas pessoas resolveram
Algumas pessoas resolveram "consertar" a rachadura na tela de seus smartphones com wallpapers incríveis e bem divertidos
Créditos: Reprodução

int(1)

5 dicas simples para salvar o folião de perrengues com o celular