O dia 4 de maio é celebrado mundialmente pelos fãs do Star Wars. Nascido de um trocadilho da data em inglês – May Fourth – com o jargão da franquia – May the Force Be With You -, o dia se tornou importante para os fãs dos filmes, mas carrega consigo significados importantes na história da nossa sociedade. Como apontou o historiador Cole Horton no site oficial de Star Wars, 4 de maio é uma data com grande relevância na Segunda Guerra Mundial.

Foi no justamente no dia 4 de maio de 1942 que os Aliados, já reforçados com os exércitos norte-americanos após o ataque de Pearl Harbor em dezembro de 1941, concentraram suas forças nos combates no Oceano Pacífico e começaram a virar o jogo contra as Potências do Eixo, principalmente a Marinha japonesa.

Batalhas no Pacífico em 4 de maio foram decisivas para a Segunda Guerra.

Reprodução Batalhas no Pacífico em 4 de maio foram decisivas para a Segunda Guerra.

O dia ficou marcado na história das guerra marítimas pela disputa de Port Moresby, capital da Papua-Nova Guiné. O conflito entre a frota norte-americana com a frota japonesa foi feito todo à distância. Ataques aéreos destruíram o porta-aviões Lexington e danificaram o Yorktown do lado dos EUA, mas o Japão logo perdeu sua vantagem estratégica e foi obrigado a recuar.

A derrota japonesa no Mar de Coral, próximo da Austrália, fez com que as invasões na região cessassem, iniciando um forte avanço dos Aliados.

Do outro lado do mundo, na Europa, anos depois, o 4 de maio significou muito para Dinamarca e Holanda. Foi naquela noite de 1945 que os dois países se viram livres da invasão alemã.

Inspiração para George Lucas
A Segunda Guerra Mundial também serviu de inspiração para o criador de Star Wars. Nascido em 1944, Lucas cresceu durante o período pós-Guerra. “Eu amava a guerra. Foi algo importante durante o meu crescimento. Estava por todo lado em livros e revistas. Eu fui inundado por essas inspirações naquele período”.

Sem mais artigos