A Amazon apresentou nesta quarta-feira (28) em Nova York o Kindle Fire, seu tablet que chegará ao mercado a partir de US$ 199 e com a qual a empresa vai tentar entrar em um mercado dominado atualmente pelo iPad da Apple.

Além do Kindle Fire, um tablet com conexão 3G e peso de 414 gramas, a Amazon apresentou seu tablet com leitor sensível ao toque Kindle Touch, que terá preço de US$ 99 em sua versão Wifi e US$ 149 na versão 3G.

A apresentação do novo tablet da Amazon elevou as ações da empresas em 3,47% no mercado Nasdaq nesta quarta-feira, ultrapassando os US$ 232 logo após o anúncio.

O Kindle Fire e o Kindle Touch serão colocados à venda entre os dias 15 e 21 de novembro, respectivamente, mas as encomendas podem ser feitas a partir desta quarta-feira.

O executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos, detalhou na apresentação que seu primeiro tablet terá tela tátil colorida de 7 polegadas – abaixo das 9,7 polegadas do iPad da Apple -, sem câmera e microfone integrados.

“Estamos oferecendo produtos de alto nível a preços acessíveis”, disse nessa apresentação o principal responsável da Amazon, quem previu que sua empresa venderá milhões destes dispositivos.

Bezos insistiu que os novos equipamentos têm acesso totalmente gratuito ao sistema de armazenamento online e em nuvem da Amazon, que permite guardar arquivos na internet sem a necessidade de ocupar espaço no dispositivo.

O tablet da Amazon está equipado com sistema operacional Android e o novo navegador Amazon Silk. Esse navegador permite conexão em nuvem para armazenamento de dados ao invés de fazê-lo no próprio tablet, permitindo que os sites carreguem com maior velocidade.

Outra característica para concorrer com o iPad da Apple, segundo detalhou Bezos, é a sincronização mais simples dos arquivos armazenados no tablet, já que é feita “de forma invisível”, sem cabos e de forma automática.

Por meio do novo Kindle Fire será possível acessar a biblioteca multimídia da Amazon, que conta com 18 milhões de filmes, programas de TV, músicas, livros, revistas, aplicativos e jogos.

Nesta semana, a Amazon anunciou acordo com os estúdios 20th Century Fox para somar a sua biblioteca mais 11 mil filmes e séries para concorrer com o fornecedor de conteúdos audiovisuais Netflix, que oferece nos Estados Unidos um serviço similar, assim como com iTunes, a biblioteca da Apple.

O preço do tablet da Amazon é bem inferiores aos US$ 500 da versão mais econômica do iPad da Apple, por isso que os analistas coincidiam em apontar que o novo dispositivo será um duro concorrente ao tablet criado pela empresa do iPod.
A Apple, com 30 milhões de seus tablets vendidos desde que lançou o iPad em abril de 2010, é a líder indiscutível no mercado de tablets, um setor em que as empresas como Hewlett-Packard, Samsung e Motorola não conseguiram fazer sombra.

Além do Kindle Fire e do Kindle Touch, a Amazon apresentou nesta quarta-feira uma versão melhorada de seu Kindle, um leitor de livros mais veloz, com acesso Wifi e que pode armazenar até 1,4 mil livros, embora não tenha tela sensível ao toque. 


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Amazon apresenta tablets que concorrerão com o iPad