AMD expande fundo de computação para ajudar pesquisadores em desafios

AMD (NASDAQ: AMD) anuncia a expansão de seu Fundo de Computação de Alto Desempenho (HPC) com a adição de 7 petaflops de poder computacional para auxiliar pesquisadores globais que trabalham para resolver os desafios mais exigentes que a sociedade enfrenta hoje. A AMD também anunciou que o AMD HPC Fund agora integrará o programa Xilinx Heterogeneous Accelerated Compute Clusters (HACC), fornecendo aos pesquisadores acesso aos processadores AMD EPYC, aceleradores AMD Instinct, aceleradores Xilinx Alveo e Xilinx Versal ACAPs para avançar na pesquisa em áreas que incluem mudanças climáticas, saúde, transporte, Big Data e muito mais.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

A nova contribuição eleva a quantidade total de capacidade de computação doada pela AMD para mais de 20 petaflops com um valor de mercado de mais de US$ 31 milhões, em maio de 2022. Os recursos de computação adicionais se basearão no AMD covid-19 HPC Fund, estabelecido em 2020, para fornecer às instituições de pesquisa recursos de computação para acelerar a pesquisa médica sobre covid-19 e outras doenças.

“Estamos testemunhando uma revolução da computação científica em que os recursos de computação de alto desempenho reduzem muito o tempo de insights e descobertas”, disse Mark Papermaster, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da AMD. “Ao ampliar o AMD HPC Fund apara além da covid-19, estamos colocando poder computacional de ponta nas mãos daqueles que mais precisam – os pesquisadores que resolvem os problemas mais difíceis do mundo.”

Até o momento, a AMD doou sistemas de computação ou capacidade de computação baseada em nuvem para mais de 28 instituições em oito países. Quase 6.000 pesquisadores receberam acesso às tecnologias AMD para seus projetos, resultando em 55 artigos publicados até agora sobre questões importantes como disparidades nas taxas de vacinação da covid-19 por raça e etnia e melhorias na classificação de imagens de câncer de mama por meio de técnicas de visão profunda.

“Como líder em computação adaptável e de alta performance, a AMD tem capacidade e oportunidade únicas de apoiar instituições que estão conduzindo pesquisas inovadoras para o benefício de nossas comunidades e do planeta”, afirma Susan Moore, vice-presidente de responsabilidade corporativa e assuntos governamentais internacionais e presidente da AMD Foundation. “O AMD HPC Fund exemplifica nosso compromisso com nossa meta de impacto digital de que 100 milhões de pessoas se beneficiarão da tecnologia AMD e das iniciativas de filantropia para educação STEM (Ciência,Tecnología, Engenharia e Matemática), pesquisa científica e força de trabalho do futuro até 2025.”

A AMD concederá acesso baseado em nuvem às universidades e instituições de pesquisa globais com o suporte dos principais parceiros de sistemas Supermicro e WEKA.io. Instituições de pesquisa e universidades podem se inscrever para a nova rodada de concessões de poder de computação neste link.


int(1)

AMD expande fundo de computação para ajudar pesquisadores em desafios

Sair da versão mobile