A ordem para que Felipe Massa diminuísse o ritmo e deixasse Fernando Alonso ultrapassar no Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, disputado neste domingo, custou à Ferrari a multa de US$ 100 mil, segundo anunciaram os comissários da prova.

A situação pode piorar, já que a escuderia italiana será julgada pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por infringir o regulamento da entidade e fazer jogo de equipe.

Após receberem um relatório do diretor de corrida, Charlie Whiting, e escutarem os representantes e os pilotos da Ferrari, os comissários decidiram pela multa e por submeter o relatório ao Conselho Mundial da FIA.

Na volta 46 do GP da Alemanha, o engenheiro de Massa, Rob Smedley, comunicou por rádio: “Fernando (Alonso) está mais rápido que você. Por favor, confirme que entendeu a mensagem”. Na volta seguinte, o brasileiro tirou o pé do acelerador para deixar o primeiro lugar para o espanhol.

Depois, Smedley disse novamente pelo rádio a Massa: “bom trabalho”. Com isso, após a prova, os comissários pediram o comparecimento dos responsáveis da equipe e dos pilotos para investigar se a Ferrari infringiu o regulamento.


int(1)

Após manobra ilegal, Ferrari é multada e irá a julgamento no Conselho Mundial da FIA