Bill Gates está se preocupando em criar um produto que dessa vez realmente pode mudar a vida de algumas pessoas. O fundador da Microsoft quer reinventar a privada para os países em desenvolvimento em busca de um sanitário que atenda melhor às necessidades desses locais.

“Os sanitários são extremamente importantes para a saúde pública e, se pensarmos, inclusive para a dignidade humana”, disse Bill Gates para o site “thegatesnotes”.

“As privadas que utilizamos no mundo desenvolvido são irrelevantes, pouco práticas e impossíveis para 40% da população mundial diante da falta do acesso à água, à eletricidade e às redes de esgotos. Inventar novos sanitários é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reduzir a mortalidade, as doenças, e melhorar a vida das pessoas”, completa Gates.

A Fundação Bill e Melinda Gates iniciou na terça-feira (14), a “Feira da Reinvenção da Privada”, em Seattle, e concedeu prêmios às melhores inovações na área. Puderam participar mais de 200 inventores, projetistas, investidores e especialistas em sistemas de gestão de dejetos.

O primeiro lugar foi para o Instituto de Tecnologia da Califórnia, por desenhar um sanitário que utiliza energia solar e gera hidrogênio e eletricidade. A Universidade de Loughborough, britânica, obteve a segunda posição, com um sanitário que transforma os dejetos em carvão biológico, minerais e água limpa.

O terceiro lugar coube à Universidade de Toronto, por um sanitário que recupera os minerais e a água e desinfeta os dejetos humanos.



int(1)

Bill Gates quer reinventar a privada para países pobres

Sair da versão mobile