O Brasil está em greve. O país parou para protestar contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Michel Temer e, desde as primeiras horas desta sexta-feira (28), estradas, terminais de ônibus, metrôs e estações de trem estão fechadas por manifestantes.

Tais movimentos não são inéditos, mas menos comuns do que se imagina. A última vez que o Brasil esteve em greve em todos os setores foi em 1996. Antes disso, apenas outras quatro vezes. Relembre abaixo:

12 de dezembro de 1986 

A greve foi liderada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) junto da Central Geral dos Trabalhadores (CGT) contra o pagamento da dívida externa e o famoso Plano Cruzado do governo Sarney. Foram 25 milhões de trabalhadores participando.

20 de agosto de 1987 

No ano seguinte, o governo Sarney enfrentou mais uma greve também organizada por CUT e CGT. Os trabalhadores se voltaram contra o Plano Bresser, que buscava controlar a inflação com congelamento de preços e salários.

14 e 15 de março de 1989 

A greve de 89 foi a maior de todos os tempos no Brasil. Mais uma vez contra Sarney, a CUT e outras centrais sindicais mobilizaram 35 milhões de trabalhadores, parando o país. A inflação de 1.700% no acumulado de 12 meses foi a grande vilã. Além disso, tinha o Plano Verão, que modificava o rendimento da caderneta de poupança e congelava os preços e salários.

22 e 23 de maio de 1991 

O governo de Fernando Collor enfrentou uma greve geral em 1991, com 48 horas de duração e 19,5 milhões de envolvidos. As reivindicações pediam reposição das perdas salariais, defesa dos serviços públicos e fim do aumento abusivo nos preços dos aluguéis e prestações da casa própria.

21 de junho de 1996

Força Sindical, CUT e CGT comandaram a última mobilização geral de trabalhadores em greve no Brasil antes deste ano. A ação foi motivada pela reprovação do plano econômico do governo de Fernando Henrique Cardoso. Foram 12 milhões de protestantes por melhores condições de emprego, salário, aposentadoria, reforma agrária e manutenção dos direitos sociais dos trabalhadores.

Famosos discutem política nas redes sociais


Créditos: Reprodução

int(1)

Cinco greves gerais históricas que marcaram o Brasil no passado

Sair da versão mobile