O contato escolhido poderá atualizar as fotos de perfil e capa, além de aceitar novos pedidos de amizade

A última novidade do Facebook está dando muito o que falar. Desta vez, a atualização da rede social permite aos usuários “imortalizarem” suas contas por meio da escolha de um herdeiro para cuidar da página. Isso mesmo.

A partir desta semana, quando o dono da rede social morrer, o herdeiro virtual poderá trocar a foto do perfil, escrever um obituário para informar os outros amigos virtuais sobre o ocorrido e, por mais estranho que pareça, até administrar novas amizades.

Parece que é só usar a senha do internauta para entrar no perfil, não é? Mas é diferente, pois sob essa autorização específica, chamada de Legacy Contact (Contato de Legado, em tradução livre), o administrador não poderá editar conteúdos, como apagar uma foto constrangedora, e nem ler as mensagens privadas.

O usuário pode também optar por apagar o próprio perfil assim que a rede social for notificada de sua morte

De acordo com a gerente de produto Vanessa Callison-Burch, em entrevista ao site Slate, esse era um dos recursos mais pedidos pelos internautas.

“Houve o caso de uma mãe que disse que a filha dela havia morrido e que havia dois primos que não eram seus amigos no Facebook, então não conseguiam ver a página”, explicou Vanessa.

Os amigos e familiares podem indicar a morte do internauta na página de central de ajuda do Facebook. Depois que a rede confirmar o fato, vai colocar um aviso de “em memória” acima do nome do morto e notificar o futuro administrador.

Para ativar essa opção, basta que o usuário acesse as configurações de segurança do seu perfil e lá é possível escolher outra conta do Facebook como herdeira ou até mesmo optar por apagar o próprio perfil assim que a rede social for notificada de sua morte. Por enquanto, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos, mas, segundo a empresa, em breve, será disponibilizada para mais países.


int(1)

Facebook permite escolher "herdeiro da conta" para casos de mortes dos usuários

Sair da versão mobile