O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) livrou a Ferrari nesta quarta-feira de uma punição maior por ter ordenado ao brasileiro Felipe Massa para que deixasse seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, ultrapassá-lo no GP da Alemanha deste ano.

Na ocasião, Massa liderava a corrida quando, na 49ª volta, a 18 do fim, recebeu uma mensagem pelo rádio, dada em inglês e de forma pausada pelo engenheiro de seu carro, Rob Smedley.

“Fernando está mais rápido do que você. Pode confirmar que entendeu este mensagem?”, disse o funcionário da Ferrari.

Aquela, porém, não havia sido a primeira vez que Smedley entrou em contato com Massa para passar a ordem de forma indireta. Segundo a revista alemã “Auto Motor und Sport”, o piloto ignorou o código nas primeiras chamadas por rádio.

No fim da corrida, que teve vitória de Alonso e segunda colocação de Massa, o engenheiro pediu desculpas ao brasileiro. O áudio das conversas foi transmitido pela televisão.

Como não aplicou outra punição (como a perda de pontos dos pilotos ou da equipe), a FIA determinou que a Ferrari precisará pagar a multa de US$ 100 mil que havia sido imposta ao término da corrida pelos comissários da prova. O chamado “jogo de equipe” é proibido pela FIA desde 2003.


int(1)

Ferrari escapa de punição maior da FIA por jogo de equipe

Sair da versão mobile