A escuderia Force India revelou nesta sexta-feira no circuito britânico de Silverstone seu novo carro para 2012, com um design que se destaca por um “degrau” na parte dianteira, similar ao que já apresentaram a Caterham e a Ferrari.

O escocês Paul di Resta e o alemão Nico Hulkenberg pilotarão o carro batizado como VJM05, com motor Mercedes e câmbio McLaren, com o qual a escuderia pretende alcançar uma das cinco primeiras posições no Mundial de construtores.

“Nesta temporada terei um pouco mais de pressão”, afirmou Di Resta durante a apresentação do carro. O piloto se mostrou “ansioso” para se sentar ao volante do VJM05 e ver “no que a equipe avançou”.

O novo degrau, o ponto-chave do novo design do diretor técnico da escuderia, Andrew Green, cumpre as novas regras da Fórmula 1, que exigem bicos mais baixos, o que melhora a aerodinâmica de um dos pontos críticos de um carro.

“Vi o carro no túnel de vento algumas vezes e tenho acompanhado o processo de design durante o inverno. Parece mais agressivo e rápido, mas não saberemos exatamente em que ponto estamos até competirmos com os demais”, ressaltou Hulkenberg.

O piloto contou que sua pré-temporada consistiu em longas sessões no simulador e na academia, tal como Di Resta, e frisou que deseja começar o mais rápido possível os treinamentos em pista.

O proprietário da escuderia, o indiano Vijay Mallya, disse que ficar entre os cinco primeiros é um “objetivo realista”, se o novo carro tiver um desempenho similar ao que a equipe conseguiu no segundo semestre de 2011.


int(1)

Force India revela em Silverstone seu novo carro para 2012